Porque hidratar a pele?

agosto 13, 2018


Uma das coisas mais importantes de uma rotina de cuidados diários com a pele - e a mais negligenciada - é a hidratação.

Já perdi as contas de quantos pacientes novos chegam até mim e dizem durante a consulta que não hidratam a pele por ter receio de que ela fique oleosa, o que na realidade é um mito, já que não é o hidratante que deixa a pele oleosa e sim utilizar um produto que não tenha uma base compatível com o seu tipo de pele.

Aqui no site eu já conversei com vocês sobre pele (sistema tegumentar) e seus anexos, se você não leu essa matéria, recomendo a leitura, basta clicar aqui! Na matéria tem mais detalhes, mas de uma maneira geral a nossa pele possui várias 'barreiras' que servem de proteção e que ao mesmo tempo dificultam a penetração de ativos cosméticos. Ou seja, uma pele saudável já possui certa resistência para a absorção de ativos, naturalmente, mas o que ocorre com uma pele desidratada? 


Na imagem acima eu utilizei meu dermatoscópio para fotografar o dorso da minha mão, visivelmente ressecado pela mania de lavar as mãos, aplicar álcool em gel e utilizar luvas com talco para trabalhar. Após a captação dessa primeira imagem apliquei uma máscara hidratante por alguns minutos, retirei e capturei a segunda imagem. Observe a textura da pele como mudou drasticamente. Obviamente que depois dessas imagens eu passei a hidratar mais minhas mãos após cada atendimento.

Agora vamos analisar uma coisa após essas imagens fortes (risadas). Você acha que um produto cosmético consegue penetrar em uma pele ressecada?

Até consegue, porém se a pele estivesse hidratada esse processo seria bem mais fácil e os resultados melhores.

Uma outra situação que acontece frequentemente é o paciente comprar produtos caríssimos de alta tecnologia para tratamento de manchas dentre outras desordens estéticas, e reclamar que o mesmo não está tratando nada. Bem, se a pele não estiver saudável, previamente hidratada, dificilmente o produto de tratamento trará resultados satisfatórios ou rápida resposta. E olha que só estamos citando a hidratação externa com dermocosméticos, a interna, com a ingestão de água é de suma importância! É um conjunto de fatores, hidratação interna e externa! 

Imagem: corte histológico da pele, mostrando suas camadas.

Já que estamos falando sobre hidratação, vamos a algumas dúvidas frequentes:

Qual a quantidade de água devo ingerir?
Bem, há opiniões profissionais distintas nesse caso e você deve sempre consultar um médico nutrólogo ou nutricionista para saber com exatidão, mas é uma média de 30ml de água para cada quilo do seu peso, uma conta bem fácil de fazer e definir a quantidade adequada.

Quantas vezes devo hidratar minha pele?
Isso também depende do seu tipo de pele. Mas a média é hidratar pela manhã e à noite e durante o dia manter essa hidratação e repor nutrientes com a água termal.

Qual hidratante devo utilizar?
A escolha de um produto hidratante precisa ser baseado não só no seu tipo de pele, mas nos seus hábitos diários, histórico e etc. Por isso é de suma importância ter o acompanhamento de seu esteticista e médico dermatologista, para ambos estabelecerem os melhores cuidados para a sua pele.

Hidratante deixa a pele oleosa mais oleosa e causa acne?
Não, contanto que o mesmo tenha base compatível com o seu tipo de pele. Por isso, mais uma vez, é importante o acompanhamento e a indicação profissional. Hidratantes ricos em óleos minerais como por exemplo, a vaselina, em peles oleosas pode sim causar acne. O ideal é optar por fórmulas 'oil free' e fórmulas hidratantes hidrofílicas como a glicerina ou o ácido hialurônico (ativo hidratante).

Devo hidratar a pele do rosto da mesma forma que a do corpo?
Não. A pele do corpo é mais espessa e ressecada que a do rosto, logo ela necessita de hidratantes e formulações mais intensas. O rosto possui mais glândulas sebáceas que produzem naturalmente uma proteção a mais a região, por isso se faz necessário o uso de hidratantes distintos.

Os nutricosméticos auxiliam na hidratação da pele?

Sim. A estética 'in out' - que é a 'de fora para dentro'- tem ganhado espaço no mercado. Existem ativos em nutricosméticos como a vitamina E, betacaroteno, colágeno marinho e licopeno, que quando ingeridas podem melhorar as barreiras da pele e sua hidratação.

O suor atrapalha na hidratação?
Muito pelo contrário, o suor é muito importante para nossa pele, pois associado a produção de sebo da pele pelas glândulas sebáceas, ele forma o manto hidrolipídico que é importante para a manutenção da nossa hidratação e proteção. Logicamente que ele compromete a hidratação interna, mas basta ingerir bastante água. Se o suor for muito intenso, é necessário procurar um médico dermatologista para que ele possa avaliar o quadro e tratar.

Parabenos e óleos minerais podem comprometer a hidratação?
Não só a hidratação como a sua pele e saúde. Já foi comprovado que parabenos possuem propriedades cancerígenas e que os óleos minerais podem sensibilizar a pele (e conter traços de substâncias cancerígenas). O melhor é manter distância deles!

Esse assunto é muito extenso para debatermos em apenas uma matéria, então em breve voltaremos nesse assunto por aqui para mais esclarecimentos. Tem alguma dúvida que não foi respondida aqui? Deixe nos comentários para que eu possa responder no próximo! ;)

Obrigada por sua visita, volte sempre!

Posts relacionados

0 comentários