Cuidados com a pele negra

julho 02, 2018


A pele negra tem fama de ser resistente, mas será que ela é mesmo? Hoje vamos conversar um pouquinho à respeito desse tipo de pele e suas necessidades. 

Boa parte das minhas pacientes possuem pele negra, e eu AMO como esse tipo de pele responde aos tratamentos, principalmente o efeito 'glow' que ela apresenta após a sessão - se você não está familiarizado com o termo, é aquele efeito de viço da pele, uma carinha de saúde, sabe?! 

A pele negra possui algumas particularidades, e vou explicar de uma maneira geral:


  • Resistência ao sol
    Por possuir uma maior quantidade de melanina (o que determina a tonalidade da nossa pele e a protege) a pele negra realmente tem uma proteção a mais contra os raios solares, porém, isso não quer dizer que ela não precise de proteção solar, o indicado é que use um protetor com no mínimo FPS 30;
  • Elasticidade da pele
    A atividade dos fibroblastos (que são responsáveis pelo nosso colágeno) é mais intensa nesse tipo de pele, logo ela é mais elástica e espessa que as demais;
  • Oleosidade
    Ela apresenta uma produção de oleosidade maior pelas glândulas sebáceas, logo, a pele do rosto tende a ser mais oleosa;
  • Ressecamento
    Uma coisa curiosa é que, mesmo tendo a pele do rosto com tendência a oleosidade, a pele do corpo tende a ser ressecada, sendo necessário mantê-la hidratada constantemente;
  • Foliculite
    Por ser mais espessa, alguns pelos tendem a 'encravar' causando a foliculite;
  • Hiperpigmentação/Manchas Escuras
    Não é porque essa pele possui mais melanina que as demais que ela não mancha, muito pelo contrário, como sua produção de melanina é maior, ela mancha com mais facilidade ainda, apresentando principalmente o melasma;
  • Hipopigmentação/Manchas Claras
    A administração de ácidos para tratar manchas escuras deve ser muito cautelosa e obviamente sob a supervisão de um profissional, pois alguns despigmentantes não são indicados para pele negra e podem, inclusive, causar o aparecimento de hipopigmentação - que é a ausência de pigmento em algumas regiões, causando manchas brancas;
  • Envelhecimento
    Como já foi dito aqui, a pele negra é mais resistente ao sol, mais espessa, possui mais oleosidade (que também é uma proteção da pele), logo, ela envelhece mais devagar que as demais. Pessoas com fototipo mais claro, tendem a apresentar os primeiros sinais de envelhecimento após os 30 anos, já a pele negra apresenta alguns sinais à partir dos 50 mais ou menos.
Essas são as particularidades mais importantes deste fototipo. Ela possui sim uma resistência, porém também possui suas sensibilidades, por isso é tão importante conhecê-la bem e tratar da maneira adequada. 

E por falar em tratamento, não poderia deixar de mencionar alguns tratamentos e procedimentos que possuo aqui no Studio, ideais para a pele negra:  

PEELING ULTRASSÔNICO
Já falei dele aqui no site, para ler a matéria clique aqui. Esse equipamento consegue remover o excesso de oleosidade da pele e as células mortas, mantendo a pele limpa e saudável.

LIMPEZA DE PELE
A limpeza de pele, além de remover comedões (cravos), auxilia no controle de oleosidade da pele. Para tratamentos de excesso de oleosidade e acne o ideal é que no início sejam realizadas sessões com intervalos menores e com a obtenção dos resultados ela se torne periódica para manutenção. 

PEELING DO MAR MORTO

O tratamento queridinho dos meus pacientes. Esse peeling é muito indicado para a pele negra, pois NÃO possui ácido na sua formulação e não causa hipopigmentação. É ideal para a renovação da pele, melhora da textura, uniformização do tom, tratamento de cicatrizes de acne, tratamento de manchas, etc. Você pode conferir mais sobre esse tratamento clicando aqui

FOTOTERAPIA 

Recebo muitas perguntas nas redes sociais sobre a aplicação de LED na pele negra. É sabido que a aplicação de LASER, para depilação por exemplo, deve ser realizada com muita cautela e pode causar danos à esse fototipo, já que o laser trabalha basicamente com a diferenciação de tom do pelo para a pele e pode agir na melanina, mas a aplicação e ação do LED é diferente, não apresenta qualquer risco e é extremamente benéfico.

INFUSÃO DE ATIVOS

Possuímos no mercado de cosmética diversos ativos que auxiliam no tratamento e necessidades da pele negra. O meu queridinho é a Vitamina C, que além de conferir um proteção à mais contra os raios solares, vai auxiliar na uniformização do tom da pele.

PEELING DE DIAMANTE

Além de auxiliar na remoção de células mortas, esse procedimento auxilia no tratamento de foliculite e uniformização da textura da pele, os pacientes adoram os resultados. 


Venha conhecer estes procedimentos aqui no Studio, agende sua consulta para identificarmos o melhor tratamento para você!

Agendamentos: via WhatsApp (clique aqui)

Endereço de atendimento:
W Lash Studio
Avenida Prefeito Fábio de Prado, 211, Vila Mariana, São Paulo/SP.
Estacionamento gratuito e próximo à estação de metrô Chácara Klabin (linha verde).

Posts relacionados

0 comentários