K-Beauty: A rotina coreana de cuidados com a pele

maio 22, 2018


Que as coreanas tem um cuidado excepcional com a pele, não é novidade, mas suas rotinas de cuidados com até 10 passos - e as vezes até mais - tem ganhado muitos adeptos.
O grande diferencial desse tipo de rotina é entender o que sua pele precisa, e saber lidar com ela em casos de intercorrência, com cuidados diários e produtos super específicos, que podem mudar conforme a necessidade.

Já faz algum tempo que essa rotina vem circulando por aí, e vem ganhando destaque.

O movimento de cuidar da pele e não escondê-la com maquiagem, tem ganhado mais força, principalmente depois de alguns artistas falaram a respeito e abraçarem a causa, como Alicia Keys - que em meados de 2016 falou sobre o assunto - e por algumas capas de revistas em que apareceu sem maquiagem.
Pronto! Quem ainda não conhecia essa rotina de cuidados passou a pesquisar sobre cuidados com a pele e a tendência foi se formando aos poucos. 

Alicia Keys para a ELLE - para esse efeito 'glow' da pele foram utilizados hidratantes e gelo.

O que vou dividir com vocês hoje é baseado na pesquisa que fiz durante os últimos meses e a minha opinião como profissional à respeito do assunto. 

Os 10 passos da rotina coreana

  1. Demaquilante com base óleo
    Sim, você pode remover com seu demaquilante usual, mas o interessante desse passo é aplicar o produto na pele seca, 'derreter' sua maquiagem e utilizar a água morna para emulsionar e retirar tudo, evitando assim resquícios de maquiagem na pele e cílios. Muitas pessoas tem utilizado o óleo de coco nessa fase e dá super certo;
  2. Espuma de limpeza 
    Uma marca registrada dessa rotina é a chamada 'limpeza dupla' (do inglês double cleanse). Nesse passo o ideal é utilizar sabonetes bem cremosos, de preferência espumas de limpeza para ser gentil com a pele e mesmo assim conseguir remover o óleo do produto anterior;
  3. Esfoliante 
    Esse passo é feito de 1 a 2x por semana - se sua pele não for sensível - e não precisa necessariamente ser um esfoliante físico, a preferência é que seja químico. Se você mantém a pele com essa frequência de esfoliação, garante que os produtos aplicados posteriormente serão melhor absorvidos e o resultado será melhor;
  4. Tônico 
    Para que a hidratação seja mais eficiente na pele, é importante que você regule o pH dela com um tônico, para que ela esteja apta a receber os próximos produtos e absorva melhor. Você pode aplicar com a ajuda de um algodão, mas o ideal é que seja aplicado diretamente com as mãos, depositando o produto sobre a pele e aguardar sua absorção;
  5. Essência 
    É literalmente o coração da rotina coreana. A essência é uma forma híbrida de tônico, que hidrata e auxilia na reparação e renovação celular. Ainda é uma novidade aqui no Brasil, e somente empresas gringas possuem versões de essência;
  6. Sérum de tratamento
    Se você tem alguma disfunção na sua pele, como: acne, excesso de oleosidade, poros dilatados, flacidez, hiperpigmentação (manchas), linhas de expressão, pele desvitalizada e etc., aqui é inserido o cosmético de tratamento. Geralmente um sérum ou ampola de tratamento, para potencializar seus resultados;
  7. Máscara facial
    Sim, as conhecidas 'sheet masks', aquelas máscaras de tecido, são aplicadas nessa fase para hidratar e nutrir com mais eficiência, já que ficam em contato direto com a pele de 10 a 15 minutos. Se a essência é o coração dessa rotina, a máscara é a alma. Você pode aplicar de 1 a 2x por semana, tem pessoas que aplicam - acreditem - todos os dias, mas vai da sua disponibilidade de tempo e investimento;
  8. Creme para área dos olhos 
    Geralmente é uma região que não recebe muitos cuidados e fica seca com muita facilidade. Por se tratar de uma região de pele fina e frágil os cuidados devem ser redobrados, por isso um produto específico para essa área;
  9. Hidratante 
    O produto hidratante irá reter a hidratação na sua pele por mais tempo e sua fórmula deve ser compatível com o seu tipo de pele. Temos fórmulas em creme, gel-creme, gel, sérum. Nas noites que você sentir sua pele muito seca, dê preferência para máscaras noturnas que agem durante a noite para hidratar profundamente;
  10. Protetor solar de dia e creme noturno à noite para finalizar. Bem, o protetor solar não poderia ficar de fora e aqui no Brasil boa parte da população já tem o costume de aplicar logo pela manhã, mas é importante lembrar que ao longo do dia ele deixa de proteger a pele, então sua reaplicação é primordial! 
Imagem: Reprodução.

Essa rotina funciona para todos?

Esse é o momento 'sincerão'. Se você não é uma pessoa disciplinada, que não lembra de aplicar nem o protetor solar diariamente, não adianta fazer essa rotina 2x na semana e esperar milagres. A rotina coreana, além de exigir muita dedicação e tempo - diários - ela é complexa, pois a nossa pele é complexa.
Diferente das rotinas pré definidas para peles oleosas, mistas, secas, e etc., essa vai além, é mais personalizada ainda.
Em alguns casos, é comum de início a pele apresentar alguns sinais como acne, mostrando que alguma coisa na rotina não está sendo legal pra sua pele. Pra chegar numa rotina ideal, além do acompanhamento de um profissional esteticista e dermatologista, são necessários vários ajustes até chegar a uma rotina que seja ideal para sua pele e suas particularidades.
  
Agora, se você é uma pessoa disciplinada, que está sempre analisando sua pele, sempre pesquisando em como cuidar melhor dela, e já segue uma rotina de cuidados religiosamente, talvez você consiga se adequar à coreana. 

Minhas considerações

De uma forma geral podemos destacar que esse processo de dupla limpeza pode ser inserido com facilidade na nossa rotina, assim como a máscara facial de 1 a 2x por semana. A essência é um pouco mais difícil de ser inserida, porque temos pouquíssimas opções atualmente no mercado brasileiro, mas vai que agora as empresas começam a notar esse movimento e começam a lançar suas formulações, não é mesmo? 

O mais interessante da rotina coreana é trazer a tona o interesse das pessoas em conhecerem melhor a própria pele, pararem de aplicar 'qualquer coisa' em seu rosto, pesquisarem mais sobre formulações e o primordial: aprender a se cuidar desde cedo, evitando o envelhecimento precoce e o câncer de pele! 

A hora agora é de cuidar mais da pele, do que esconder com maquiagem. Não que você não possa utilizar maquiagem, não é isso, mas quanto mais hidratada, nutrida e viçosa a pele estiver, menos maquiagem você precisará aplicar, afinal, não terá o que 'esconder'. 

Se vocês tiverem interesse em saber mais sobre o assunto, me avisem nos comentários que posso trazer muitas dicas a respeito. 

Vale lembrar que nenhum post aqui no blog ou na internet substitui uma consulta com um profissional esteticista ou médico dermatologista. Antes de aplicar qualquer produto na pele, procure orientação profissional. 

Obrigada pela visita, voltem sempre! :) 

Posts relacionados

0 comentários