A alta dos cuidados com a pele

maio 25, 2018


Maquiagem é legal e tal... mas já ouviu falar de pele bem cuidada?

Não meu amigo e minha amiga, não estou querendo ser rude com vocês, a frase é só pra servir de gancho mesmo.
Hoje vim falar um pouco sobre esse movimento de cuidados com a pele que tenho observado nos últimos meses.

Como esteticista atuante no mercado há quase 10 anos, já tratei de centenas de pacientes com as mais variadas queixas em relação a pele. Uma coisa que essas pessoas tinham em comum, principalmente as pacientes mulheres, era o uso de maquiagem - a nível reboco - para disfarçar suas 'imperfeições' (imperfeições aos olhos delas, obviamente).
Veja bem, não estou aqui pra levantar a bandeira de 'ahh meu Deus! Não usem maquiagem nunca mais', não é isso! Eu uso maquiagem - adoro inclusive - mas alguns produtos de cobertura pesada, eu simplesmente dispenso, pois, como tenho alguns cuidados para manter a pele saudável, não fica muita coisa pra 'esconder' ou cobrir.
E essa coisa de TRATAR a pele e não escondê-la, eu me esforçava ao máximo para passar aos meus pacientes.

Eu sempre digo:

"Olha, se você manter a sua pele hidratada, você vai acabar usando menos base, porque hoje a sua pele está ressecada, e quanto mais ressecada ela estiver, mais ela vai absorver a maquiagem, e com isso você vai ter que aplicar mais produto..." 

OU

"Vamos fazer um tratamento para a sua acne, com limpezas de pele periódicas, depois um peeling para renovação..." estipulava todo um tratamento e em seguida: "assim você não precisará cobrir o seu rosto com maquiagem pesada, pois sua pele estará saudável..."

Quem já foi ou é meu paciente já deve estar balançando a cabeça em afirmativo, do tipo: Eu ouvi tudo isso! hahahaha 

Foram coisas que eu sempre tentei abrir os olhos das pessoas que eu cuidava. É uma coisa muito lógica: se você investe em tratamentos para cuidar da pele e mantê-la saudável, não terá o porque escondê-la. Mas ainda assim algumas pessoas tinham resistência. Não só o fato de cuidar da pele, mas de hidrata-la antes de aplicar qualquer maquiagem - principalmente pessoas de pele oleosa.

O que aconteceu de lá pra cá?
As rotinas coreanas e os séruns pré maquiagem aconteceram! 

A tendência de cuidar da pele se instalou primeiro na gringa. Vários maquiadores e influencers começaram a difundir o uso dos 'Farsáli' (séruns hidratantes) da vida e 'sheet masks' (máscaras hidratantes) como preparação para maquiagem, e as pessoas começaram a enxergar a importância de cuidar - pelo menos um pouquinho - da pele antes de aplicar uma maquiagem.




Sempre que eu assistia um vídeo no YouTube, de alguém utilizando um sérum hidratante antes da maquiagem e dizendo: "nossa! Estou impressionada em como apliquei menos produto e como a base ficou mais bonita na pele..." - eu do lado de cá: "A vá! É mesmo?!" (não em tom de deboche, mas consternada, era um efeito óbvio).

LÓGICO que as empresas de cosméticos/maquiagem tem acompanhado de perto essa movimentação do mercado e investido na área de cuidados com a pele, que inclusive, teve um crescimento maior do que o de maquiagem. 
Você já notou quantas marcas de maquiagem, só esse ano, lançaram algum sérum hidratante de unicórnio, ou máscara facial? Foram muitas! 



Eu fico feliz com essa conscientização - mesmo que ainda pequena - das pessoas começarem a cuidar e tratar mais da pele, dividir com as amigas a 'máscara do dia' ou qual rotina de cuidados tem feito, isso é muito positivo!

Em outros países a preocupação com a pele é bem maior que a nossa aqui no Brasil, as pessoas tendem a estudar a própria pele e inclusive já optam por cosméticos orgânicos e veganos. Será esse o próximo passo por aqui?   

Posts relacionados

0 comentários