Como funciona o analisador digital de pele?

abril 04, 2018



A Análise por Impedância Bioelétrica da Pele é uma tecnologia que eu utilizo desde 2015, mas vem ganhando o mercado desde o ano passado. Inclusive, já fiz uma matéria aqui no blog sobre um modelo que eu utilizava na época (clique aqui para conferir).

Hoje no mercado de estética temos visto muitos modelos de Analisadores Digitais da Pele, que fazem a leitura de oleosidade, umidade e elasticidade através dessa tecnologia, mas você sabe como ela funciona? Já ouviu falar dela?

Você já deve conhecer ela pelo nome de 'Bioimpedância'.
Ligou nome à pessoa?! Sim, a análise de composição corporal, muito utilizada por nutricionistas, nutrólogos, médicos, etc. E é através dela que vou explicar como os analisadores de pele funcionam.

A BIA (Bioeletrical Impedance Analysis) se baseia na inserção de uma corrente elétrica alternada de intensidade muito baixa, além da capacidade de percepção do corpo humano; que flui através do corpo pela movimentação dos íons. Os tecidos magros são altamente condutores de corrente elétrica, por conter grande quantidade de água e eletrólitos, portanto apresentam baixa resistência. Por outro lado, a gordura e os ossos, são pobres condutores, com menor quantidade de fluídos e eletrólitos e maior resistência elétrica.


A oposição total que o corpo oferece a passagem de uma corrente elétrica alternada é denominada impedância bioelétrica (Z). A resistência (R) é a restrição pura ao fluxo de uma corrente elétrica alternada através do corpo, sendo inversamente proporcional a quantidade de água corporal. A reatância (Xc) é o efeito resistivo devido à capacitância produzida pelas interfaces teciduais e membranas celulares, estando diretamente relacionada à estrutura e função das membranas celulares.
A avaliação da composição corporal através da BIA baseia-se em equações que utilizam os parâmetros R e Xc; geralmente incluindo informações como estatura, peso, idade e sexo; que transformam a propriedade elétrica medida, em volumes como a Água Corporal Total (ACT); massas como a Gordura Corporal (GC); metabolismo basal e outras variáveis.

A Análise de Impedância Bioelétrica da Pele funciona de maneira bem semelhante, sendo possível mensurar dados da nossa pele através da condução da corrente através dela e sua resistência.
Como dito anteriormente, quanto mais água um tecido apresentar, melhor será sua propriedade de condução da corrente elétrica, e será através do poder de condução dessa corrente pela pele que o aparelho determinará sua umidade, oleosidade e elasticidade.

Pra ficar mais fácil de entender: quanto mais hidratada, melhor será a condução dessa corrente, quanto menos hidratada ou oleosa, mais difícil será a passagem desse estímulo pelo tecido, e é assim que o aparelho coleta seus dados.

Veja abaixo algumas referências para reconhecimento de tipos de pele e sua saúde: 






Obviamente que esses dados não são ainda super precisos, acredito que a tecnologia possa ser melhor desenvolvida, mas não deixa de ser um item muito interessante para ser utilizado durante as avaliações em clínicas de estética. 

Alguns cuidados devem ser tomados durante a utilização do analisador de pele, que são: 
  • Ao analisar vários pontos da pele do paciente, o sensor do aparelho deve ser higienizado com uma gaze seca, para que não comprometa os dados da área seguinte;
  • O aparelho não é a prova d'água, portanto muito cuidado;
  • Mesmo sendo portátil e fácil de levar pra qualquer lugar, a estrutura do equipamento é frágil.
É uma tecnologia de baixo custo e fácil acesso, não substitui analisadores como os de lâmpada de wood por exemplo, mas são coadjuvantes no diagnóstico de cada pele. 

Além de analisar a pele do paciente afim de preencher sua ficha de anamnese, podemos apresentar ao mesmo um 'antes e depois' da pele coletando seus dados antes e após um procedimento estético.

Aliás, sabe aquele cosmético que você comprou que promete uma hidratação profunda e rápida? Agora é a hora de mensurar os resultados com esse produto!  

Tenho vários modelos de Analisadores Digitais na clínica, vocês acham interessante trazer resenha de cada um? Deixe seu comentário. 

Posts relacionados

0 comentários