Whey Protein, causa acne?

janeiro 06, 2018


Em clínica já recebi diversos pacientes que, após iniciarem a ingestão de Whey Protein,  desenvolveram acne. Mas será que o Whey tem relação com o aparecimento da acne? É isso que vamos discutir hoje. 

Foi realizado um estudo observacional no brasil, do qual participaram 30 jovens e adultos entre as faixas de 18 e 30 anos e todos eles tinham em comum o fato de terem ingerido Whey Protein recentemente. Eles foram observados durante 60 dias em 3 etapas: no primeiro dia da pesquisa, 30 dias após e no último dia. O estudo conclui que houve um avanço progressivo da acne durante os 2 meses onde foi observado o agravamento da mesma. Foi constatado também um efeito mais proeminente do suplemento no sexo feminino, e em indivíduos sem acne atual e sem histórico de acne na família, piorou grau da acne e aumentou número de lesões na pele. O estudo concluiu que o uso progressivo de suplementos proteico-calóricos ao longo de dois meses exacerba o aparecimento de lesões acneiformes, sugerindo que o uso deste tipo de suplemento deva ser utilizado com cautela.

É importante lembrar que o aparecimento da acne nesse caso é apenas consequência de uma elevada taxa de liberação de insulina e TGF-1 (uma proteína produzida pelo fígado em resposta ao GH – Hormônio do Crescimento). O TGF-1 aumenta a captação de glicose pelos músculos e é muito parecido com a insulina, reduzindo a gliconeogênese (formação de açúcar) e a glicogenólise (liberação de açúcar).
A insulina estimula a produção de TGF-1 pelo fígado e tanto uma quanto a outra estão associadas à maior produção de sebo pelo folículo capilar. Consequentemente há um desenvolvimento progressivo da acne que nada mais é do que o acúmulo de sebo e sujeira que acaba inflamando no tecido epitelial.

Uma proteína encontrada no Whey Protein pode ser a solução dos problemas com a acne nesse caso. A lactoferrina apresenta propriedades anti-inflamatórias de forma sistêmica. Como a acne faz parte desse grupo de patologias, então a lactoferrina também pode amenizar o desenvolvimento dela. 

Como a acne é multifatorial, cuidados com a dieta se fazem necessários sim para prevenção e controle dela. Por isso, todo nutricionista se baseia na individualidade bioquímica na prescrição de qualquer suplemento.

Lembrando que, nem todas as pessoas que ingerem Whey terão essa reação ou terão problema com essa associação.


Esse post é meramente informativo, não pare de tomar leite e seus derivados por conta disso.


Consulte sempre seu esteticista, dermatologista e nutricionista para manter sua pele saudável!

Quer ler mais a respeito sobre acne? Acesse o post clicando aqui! 

Posts relacionados

0 comentários