A importância do portfólio para o profissional da estética

janeiro 22, 2018


Portfólio é uma coleção de trabalhos já realizados por uma empresa ou profissional. Através desse material é possível expor suas habilidades e capacidades profissionais ao cliente/paciente, como uma forma de apresentação, gerando assim maior credibilidade.

Meu primeiro contato (indireto) com portfólio profissional foi durante a faculdade de Estética e Cosmética, nas aulas práticas de Estética Facial, onde era necessário – além da ficha de anamnese – fotografar o rosto do paciente na avaliação, depois na metade do tratamento e ao final do mesmo. 

Essas fotografias eram utilizadas para acompanharmos a evolução do quadro do paciente, e a partir dessa evolução podíamos analisar os avanços ou não do tratamento/protocolo utilizado.

Naquela época eu e minhas colegas não imaginávamos a importância que aquele material tinha. Nós esquecíamos de fotografar o paciente em todas as sessões, ou se fotografávamos, eram de câmeras diferentes, com ângulo/distância e iluminações diferentes, resumo da ópera: quando precisávamos analisar as imagens ou apresentar nossos resultados para a classe, era impossível demonstrar os resultados e evoluções – por mais que nós soubéssemos que o tratamento havia funcionado.

Mas foi quando eu me formei que realmente vi a necessidade daquele material. Recém-formada, sem experiência na carteira de trabalho, eu tinha que convencer pacientes ou algum empregador de que eu era capacitada e que meu trabalho valia à pena. Mas como eu poderia convencê-los?
Exatamente.
Com um portfólio.


FOTO: EXEMPLO DE IMAGEM DE PORTFÓLIO SEM EXPOSIÇÃO DO PACIENTE.

Na época utilizei imagens da evolução de um tratamento para acne que havia realizado em uma amiga minha. Eram imagens de boa qualidade, mesmo ângulo, boa iluminação e um excelente resultado. Fiz uma montagem com as fotos lado a lado, mostrando o famoso “antes e depois”, e essa foi a primeira imagem do meu portfólio. Através dessa imagem eu pude mostrar o valor do meu trabalho, meus resultados, e com isso conquistei meus primeiros pacientes. Depois disso, comecei a registrar TODOS os tratamentos que realizava, para ir aumentando meu material, e o resto é história.

Sei que muitos profissionais não gostam de trabalhar com imagens de antes e depois, pois elas podem criar uma grande expectativa por parte do paciente e posteriormente uma certa frustração, se aquele mesmo resultado apresentado não for alcançado. Porém, isso depende da perspectiva que esse material é apresentado. É uma questão de orientação por parte do profissional, deixando bem claro que cada organismo pode reagir de maneiras diferentes aos tratamentos estéticos, e que os resultados dependem também da dedicação e compromisso do paciente.


Vale ressaltar que nem todo paciente permite/gosta que suas imagens sejam divulgadas ou apresentadas para outras pessoas, então é necessário que o profissional converse com ele antes, e tenha em mãos um “Termo de Autorização de Utilização de Imagem”, que nada mais é que um documento onde o paciente assina e autoriza a utilização das fotos, evitando assim problemas futuros. Existem vários modelos desse termo disponíveis na internet para baixar/imprimir.

A forma de montar esse material fica a seu critério. Você pode expor em propagandas, álbuns nas redes sociais, manter apenas no seu computador ou ainda imprimir em papel fotográfico e montar uma pasta. O importante mesmo é que com esse material você possa agregar valor ao seu trabalho e fidelizar seus pacientes com os seus RESULTADOS!

E se você está iniciando na área agora e ainda não tem pacientes, convide seus familiares e amigos para serem seus modelos, e vá registrando os resultados. É um investimento baixo, onde você criará imagens que agregarão valor ao seu trabalho!

Em um próximo post vou trazer dicas de como montar e organizar esse portfólio. Para não perder as próximas publicações, se inscreva no feed do blog e receba novas publicações por e-mail! Basta cadastrar seu e-mail na barra lateral do blog ->

E você, já tem o hábito de registrar seus resultados?

Posts relacionados

0 comentários