Como vai sua gestão financeira?


Como já disse pra vocês em outras ocasiões, diariamente recebo e-mails e mensagens nas redes sociais de colegas reclamando da crise e de como o faturamento está curto. 

Eu já fiz um post aqui no blog falando especificamente sobre isso, se você não leu, pode acessar clicando aqui, e fiz também uma live sobre o mesmo assunto, que você pode conferir clicando aqui

Mas hoje, vamos falar sobre outra vertente da crise: a sua gestão financeira!

De nada adianta reclamar da crise, se a sua própria gestão de dinheiro não está organizada. Se quando você estava no azul, não estava organizada, imagina agora no vermelho, não é mesmo?!
Mas a grande estratégia é organizar tudo isso para fazer seu dinheiro render mais! 

Confira abaixo algumas dicas para conseguir fazer com que seu faturamento renda mais e que consiga superar a crise financeira. 


Conta pessoal x Conta empresarial 

Vamos iniciar deixando uma coisa bem clara: separe hoje mesmo a sua conta pessoal da sua conta empresarial! 
Não caia na besteira de colocar todo seu faturamento em sua conta pessoal.

Atenção autônomo! Sim, você é seu próprio chefe, você é sua empresa, mas como toda empresa você tem o seu caixa e deve estipular o seu salário fixo, a sua retirada de caixa mensal, para não gastar todo o dinheiro da empresa com despesas pessoais.
Se você não faz essa separação, a sua empresa fica sem capital, o que num futuro próximo fará falta. Você é uma coisa e a sua empresa é outra, saiba separar isso!
Estipule seu salário, poupe o dinheiro do caixa e crie um capital para sua empresa.


Livro caixa 

Sabe quando chega o final do mês e a gente não faz a menor ideia de onde foi parar o nosso dinheiro? Aquela sensação de que naquele mês não ganhamos o suficiente? Pois é! Eu já passei por isso. Por indicação da minha mãe - que havia feito cursos de administração de empresa - comprei um livro caixa para minha empresa. O livro caixa é um caderno pautado, onde você anota todo o dinheiro que você recebeu dos pacientes (entrada) e todo dinheiro que você gastou comprando cosméticos, pagando fornecedores e comprando insumos para os atendimentos (saída).
Através desse controle nós podemos visualizar melhor o quanto estamos recebendo e gastando. Quando comecei a utilizar o livro caixa, me surpreendi. Eu ganhava muito mais do que eu imaginava e antes não conseguia visualizar isso porque recebia em dinheiro ou as vezes parcelado e perdia a noção. 
O livro caixa é o melhor amigo da sua empresa, e você encontra em qualquer papelaria por menos de R$10,00. 


Planilhas

Impossível falar de organização financeira sem falar de planilhas.
É chato de fazer? É!
É chato de alimentar com as informações? Muito!
Mas são as planilhas que vão garantir o seu sossego!

Através das planilhas nós podemos identificar para onde nosso dinheiro está indo, como está a saúde financeira da empresa, onde podemos enxugar gastos e até mesmo fazer um planejamento de algum investimento para nossa clínica. 
Existem diversos sites na internet que disponibilizam modelos de planilhas para download, e até ensinam você a montar sua própria planilha. Pode ser uma coisa chatinha de fazer e tomar um pouco de tempo para alimentar, mas isso garantirá a prosperidade da sua empresa e menos dores de cabeça no futuro. 

Ah! Uma dica!
Você não precisa alimentar sua planilha diariamente, sei que no dia a dia da clínica é uma coisa difícil de fazer, por isso tenha sempre o livro caixa; você anota rapidinho nele assim que receber/gastar e deixa para passar essas informações para a planilha 1x por semana ou 1x por mês - conforme a sua disponibilidade, o importante é não deixar de alimentar!


Aplicativos

Se você tem dificuldade em ficar anotando suas despesas, principalmente aquelas que você faz no cartão, uma boa saída é utilizar facilitadores, no caso, os aplicativos de celular. 
O mais conhecido e que recomendo a vocês é o "Guia Bolso". Esse aplicativo te ajuda a separar os seus gastos por categoria e manter tudo organizado. O legal é que você autoriza a visualização da sua conta por ele - calma! É super seguro, ele tem certificações internacionais de segurança e vai ter acesso APENAS à visualização dos seus gastos e entrada de dinheiro - e toda vez que você fizer uma movimentação na conta ou utilizar o cartão de crédito/débito, ele já alimenta automaticamente as suas informações financeiras. 

Quanto você gastou em cosméticos esse mês? O quanto gastou em roupas? Qual dinheiro é da empresa e qual é o pessoal? Pelo Guia Bolso você consegue separar tudo isso e visualizar melhor o seu dinheiro! 
E a melhor parte: é gratuito! ;) 


Livros

Não tem muito juízo com dinheiro? Não sabe como gerir seu faturamento? Que tal ler um pouco mais a fundo sobre o assunto?! Existem diversos livros que nos ajudam a estudar melhor nossas finanças e até mesmo a controlar nossos impulsos com compras! 
Conhecimento nunca é demais né? Então ao invés de comprar aquele supérfluo esse mês, invista em um livro que te ajude a ganhar mais dinheiro no mês que vem! 


Youtube

Se você não gosta ou não tem muito tempo para ler um livro, ou se quer um complemento para a sua leitura, o santo YouTube pode te ajudar nisso!
Existem muitos canais que podem te ajudar a gerir melhor a sua empresa e as suas finanças, com dicas preciosas! 
Recentemente conheci o canal "Me Poupe" da Nathalia Arcuri, que dá dicas maravilhosas! Tenho seguido o canal dela e aplicando muitas das dicas para render e investir melhor o meu dinheiro. Para conhecer o canal da Nath clique aqui! 


Tenha iniciativa 

Nós perdemos muito tempo reclamando da nossa situação financeira, tempo que poderíamos investir em soluções! 
A dica mais importante é esse: ter iniciativa! 
Garanto a você que se aplicar as dicas que passei hoje, organizar melhor suas finanças, você terá a capacidade de se planejar melhor e superar a crise financeira. Mas isso logicamente dependerá de você tomar uma iniciativa para mudar sua situação! 

Organize melhor suas finanças, coloque em prática não só essas dicas que passei, mas vá em busca de outras! A internet é uma ferramenta maravilhosa e você pode estar deixando de absorver muitos conteúdos que podem lhe ajudar! 

Espero que esse post tenha contribuído ao seu conhecimento! Depois me conta aqui nos comentários qual dessas dicas você ainda não havia colocado em prática! Quero saber! ;) 

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário