Livros para profissionais da estética - Parte I


Um dos pedidos que mais recebo inbox lá no facebook (se você ainda não me segue por lá, clique aqui!) é sobre indicação de livros sobre estética. 

Eu particularmente amo ler e infelizmente não tenho tantos títulos como gostaria de ter. Então, como a biblioteca de casa não está muito ampla, vou fazer esse post baseado nos títulos que eu desejo comprar logo em breve. 
Alguns eu já tive contato durante a faculdade, como o "Dermatologia Estética" de Maria Paulina Villarejo Kede e Oleg Sabatovich, editora Atheneu, que eu usei em praticamente quase todos os meus trabalhos acadêmicos e estudo para exames e foi o primeiro que eu comprei assim que comecei a trabalhar na área, é excelente. Outros eu tomei conhecimento pela internet e por recomendação de colegas da área. Mas vou falar sobre os títulos que ainda não tenho, mas que valem a pena serem adquiridos e devorados por todos os profissionais da área de estética! 


Um dos livros que eu mais desejo ler no momento é o "Terapêutica em Estética - Conceitos e Técnicas" do querido Fábio Borges e Flávia Acedo Scorza, editora Phorte.
Tomei conhecimento por esse livro seguindo o trabalho do Professor Fábio Borges, que é fisioterapeuta dermato funcional, e um profissional brilhante! O que mais gosto no trabalho dele é que quando aparece alguma técnica ou novidade no mercado de estética, ele não dá opinião atoa ou sem fundamento. Ele testa, estuda e prova com metodologia científica se a técnica/novidade funciona ou não. É um profissional que agrega e muito na nossa área, logo um livro seu agregará muito conhecimento, enriquecendo assim nosso trabalho. 
Não posso deixar de comentar sobre a linda capa do livro, que representa muito bem o atual cenário da nossa área (e o título holográfico é mara também kkk).

Descrição segundo a editora: 

"Alicerçado numa sólida base científica e na grande experiência profissional de seus diversos autores, “Terapêutica em estética: conceitos e técnicas” oferece ao leitor um amplo espectro de temas no contexto da terapia estética. A obra aborda tópicos de anatomia e fisiologia da pele (constituição e funções, cicatrização, envelhecimento cutâneo); cosmetologia (fundamentos de cosmetologia, peeling ácido); recursos terapêuticos (luz intensa pulsada, criolipólise, microagulhamento, ultracavitação, laser fracionado); terapêutica estética facial (iontoforese facial, limpeza de pele); terapêutica estética corporal (gordura localizada, fibroedemageloide ou celulite, estrias); terapêutica estética específica (tratamento estético no queimado, terapia capilar, massagem com bambu); e legislação da Anvisa aplicável aos centros de estética. Trata-se de uma leitura que possibilitará aos profissionais de bem-estar e saúde conjugar um sólido conhecimento teórico com uma prática cotidiana baseada na responsabilidade social e na efetiva busca da melhora da qualidade de vida das pessoas." 



 "Drenagem linfática manual - Teoria e prática" de Ary Elwing e Orlando Sanches, editora Senac, com certeza está na minha lista! Conheci o trabalho do Orlando Sanches através do programa Estética na TV do querido Cristiano dos Santos e depois o conheci recentemente em um evento. O Orlando é esteticista e um grande profissional da nossa área, onde já trabalha há mais de 30 anos, e é referência para mim e muitos colegas ( e um encanto de pessoa também).

Esse livro é indicado não só  para estudantes de estética, mas para atuantes da área também. Acredito que estamos em constante aprendizado e não devemos nos ater apenas ao que aprendemos no curso/faculdade. Aprendi drenagem linfática, mas isso não quer dizer que tenho que parar de estudar à respeito. Sempre encontraremos uma informação a mais, ou um colega que somará seus conhecimentos aos nossos.

Descrição segundo a editora: 

" O esteticista Orlando Sanches e o médico Ary Elwing, grande conhecedor da anatomia e fisiologia do sistema vascular linfático, reuniram um grande volume de informações técnicas, embasadas cientificamente, que visam facilitar a compreensão e o estudo dessa terapêutica. Na abordagem teórica, conta com ilustrações que ajudam no entendimento da fisiologia do sistema linfático. Na parta prática, um passo a passo das manobras realizadas auxilia no aprendizado da técnica. E, por fim, há indicações e contraindicações ao uso da drenagem linfática." 




Um livro que alguns colegas já me indicaram é o "Tratado Internacional de Cosmecêuticos" de Adilson Costa, editora Guanabara Koogan
Além de conhecermos as técnicas, equipamentos, devemos conhecer os ativos e cosmecêuticos que utilizaremos nesses processos, e isso é de suma importância! Não vou me estender muito sobre esse título pois não tive contato com ele ainda, já que foi uma indicação, mas podem ter certeza que assim que eu adquirir, teremos resenha dele por aqui! ;) 

Descrição segundo a editora: 

"O melhor e mais completo livro sobre cosmecêuticos! Tratado Internacional de Cosmecêuticos é uma verdadeira obra-prima, ímpar entre as escassas publicações referentes ao assunto. As principais diferenças entre esta obra e as concorrentes são a abrangência e o volume de informações: apresenta muito mais conteúdo que a maioria dos textos publicados no Brasil sobre o mesmo tema. Com mais de 750 páginas, essa verdadeira obra-prima “vira a página” da ciência cosmecêutica, dando início a uma nova era de informação. Com capítulos inéditos em comparação com outros textos disponíveis, este tratado se destina não só a dermatologistas, mas, também, a farmacêuticos, bioquímicos, cirurgiões plásticos, químicos e técnicos de empresas cosméticas. Trata-se de uma obra abrangente e única."


 Agora se você procura um livro para poder se inspirar, "A mulher que inventou a beleza" de Michele Fitoussi, editora Objetiva, é primordial! Ele conta a história de ninguém menos que Helena Rubinstein (se você não sabe quem é ela, pare de ler esse post e vá AGORA pesquisar! kkkkk). 
Helena é sem dúvidas a minha maior inspiração de todas na área, e sinto que preciso saber um pouco mais sobre a vida dela, mais do que está na internet e nos documentários que já assisti. Essa mulher fez história! 
Na realidade eu comprei a versão digital desse livro hoje, ainda não li, logo em breve teremos uma resenha do que achei dele! 

Descrição segundo a editora:

" Antes de ser uma marca de cosméticos, Helena Rubinstein teve um destino. E que destino! As pessoas conheciam a milionária coberta de joias, a imperadora da beleza que transformou a imagem da mulher estendendo-lhe o espelho da juventude eterna, trabalhadora obstinada, mas sabiam que essa “Hearst em escala feminina” foi inicialmente uma pequena polonesa? Nascida em 1872 no bairro judeu de Cracóvia, a mais velha de uma família de oito meninas, Helena soube dizer não às convenções. Permaneceu livre e impôs sua opinião. Da Austrália, onde se exilou com a idade de 24 anos, pioneira dos cuidados de beleza, a Nova York, onde morreu aos 93 anos, a vida de Helena Rubinstein foi um romance no qual se cruzam todos os talentos da época, de Poiret a Coco Chanel, passando por Louise de Vilmorin, uma saga cintilante, composta de crashes de Bolsas e sofrimentos por amor, dramas conjugais e diamantes quebrados. Na escrita vivaz de Michèle Fitoussi, Helena Rubinstein é a ilustração em atos de um século de conquistas para as mulheres e pelas mulheres: “Se eu não o tivesse feito, outros o fariam.”


E para finalizar a lista de hoje temos o livro "Nutrição aplicada à Estética" de Ana Paula Pujol, editora Rubio
Essa foi uma indicação de uma professora durante minha faculdade, que na época era aluna de nutrição.
Nós sabemos que a alimentação está diretamente ligada em várias disfunções estéticas, e isso vai muito além do " alimentação gordurosa aumenta a produção sebácea". É super importante entendermos esse tema para melhor orientarmos nossos pacientes e termos sempre uma colega nutricionista para recomendarmos. 

Descrição segundo a editora: 

" A busca pela boa aparência vem aumentando de forma exponencial em nossa sociedade, fato comprovado pela crescente procura por profissionais das mais diversas áreas que atendam às necessidades estéticas e agreguem saúde, jovialidade e beleza ao paciente/cliente. Nutrição Aplicada à Estética amplia esse panorama, mostrando como a ciência da Nutrição, quando aliada à área da Estética, proporciona um cuidado que, além dos requisitos fundamentais da dietética e da dietoterapia, viabiliza a prevenção e o tratamento de doenças crônicas não transmissíveis, atendendo plenamente a tais necessidades estéticas. De maneira clara e simples, a obra aborda a influência direta ou indireta de alimentos, nutrientes, nutracêuticos e fatores como índice glicêmico e carga glicêmica na ocorrência de enfermidades estéticas, tais como acne, fibroedema geloide, alopecia, disbioses, intoxicações alimentares etc., como também o meio de prevenção para facilitar a abordagem do nutricionista ao paciente/cliente. "

Bem, essa foi a primeira lista, com certeza teremos muitas outras, apresentei apenas 5 títulos para não ficar muito extenso. 

Ah! E uma dica para encontrar o melhor preço na hora de comprar: procurem os títulos dos livros no site Zoom (clique aqui). Lá ele compara e mostra os melhores preços, e a variação dos valores nos últimos 6 meses. Dica de ouro hein?! hahaha É o que eu faço! 

E na lista de vocês, quais livros tem? Tem algum outro título para indicar? Deixe nos comentários aqui embaixo desse post ! :) 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário