Microagulhamento - Preparação da pele


Quando o assunto é microagulhamento, muito se discute a respeito. "Qual roller utilizar?", "Quais ativos?", e muito pouco se fala na PREPARAÇÃO da pele para o procedimento.
Essa preparação garantirá que a pele esteja íntegra e apta a receber a aplicação do roller, garantindo assim resultados mais satisfatórios.

Antes de iniciar qualquer tipo de tratamento de pele devemos:
  • Realizar a anamnese;
  • Entender as necessidades da pele em questão;
  • Trabalhar a expectativa do paciente;
  • Criar uma rotina de cuidados;
  • Preparar a pele para o tratamento.
Através da anamnese, nosso primeiro contato com o paciente, temos que levar muitos tópicos em consideração antes de traçar uma linha de procedimentos para ele, como a história dessa pele, rotina e agressões que ele possa ter sofrido ao longo dos anos.

Hoje trago para vocês uma preparação de microagulhamento para cicatrizes de acne, logicamente com a autorização do paciente. 

Bem, vou falar alguns pontos importantes da anamnese desse paciente primeiro, pra depois discutir o tratamento.

Meu paciente tem 30 anos, possui pele oleosa e em sua adolescência apresentou uma acne severa no rosto, a qual não foi devidamente tratada na época, deixando várias cicatrizes na região das bochechas. Ele tinha o hábito de manipular muito essa pele, o que foi um agravante para as cicatrizes.
Hoje em dia não possui mais a acne, porém, de vez em quando, surge uma pústula ou outra. Há presença de comedões fechados e abertos nas regiões mais oleosas do rosto, e poros dilatados na região das maçãs. Há presença de linhas de expressões finas, na testa e região nasogeniana.
Meu paciente não possui uma rotina adequada de cuidados com a pele. Higieniza pela manhã e á noite com sabonete comum, raramente aplica um hidratante facial ou loção pós barba. Trabalha dentro de um escritório e não tem o hábito de utilizar protetor solar.


ANÁLISE:

Meu paciente apresenta uma pele claramente desvitalizada, oleosa, resistente, não possui cicatrizes profundas e há a presença de poros dilatados. O ideal para essa pele é: 
  • Limpeza de Pele: para remoção de comedões abertos e fechados, controle de oleosidade e hidratação;
  • Peeling de Diamante: para revitalização. O peeling nesse caso afinará o extrato córneo, uniformizará o tom da pele e devolverá seu viço;
  • Desenvolver uma rotina de cuidados: inserir produtos específicos para pele oleosa. Sabonete líquido, tônico adstringente (s/ álcool), hidratante em base gel e protetor solar FPS 40. Higienização 2x ao dia (manhã e noite), e protetor solar 3x ao dia (para acostumar com o uso do produto, posteriormente reaplicará a cada 2 horas). E a ingestão de vitamina C 1x por dia (podendo ser em tablete solúvel ou comprimido), para auxiliar nos resultados do microagulhamento.

Realizei o peeling antes da limpeza de pele, porém os dois na mesma sessão, deixando a hidratação por último.
Para a limpeza de pele utilizei o kit Apple Skin da Flér (com exceção da máscara calmante) e para a hidratação utilizei a máscara Vigor Fruit da Bel Col, como finalização.

Confira nas imagens abaixo as fotos de antes, após a sessão e o resultado no dia seguinte à aplicação (para ver em tamanho maior, basta clicar na imagem desejada):




RESULTADO:

Nas imagens podemos observar que houve o controle da oleosidade, remoção de comedões, o tom da pele ficou uniforme, e com uma textura mais suave, resumindo: uma pele hidratada e super saudável ! 

Tendo agora uma pele íntegra, esse paciente manterá esse resultado com a rotina de cuidados recomendada e daqui 20 dias +/- realizaremos sua primeira sessão de microagulhamento. Esse intervalo de 20 dias não é para uma 'recuperação' da pele pós limpeza e peeling, e sim um período de inserção da nova rotina de cuidados, para observarmos como essa pele reagirá aos produtos recomendados e se haverá necessidade de substituir algum. 

Realizarei as sessões de microagulhamento com intervalos de 20/25 dias entre uma e outra, conforme for desenvolvendo, vou trazendo aqui para vocês :)

E aí, gostaram? Como vocês preparam a pele dos pacientes de microagulhamento? Contem pra mim nos comentários ! 

Obrigada pela visita, voltem sempre! 

3 comentários :