Histórias de sucesso: Flávia Medeiros


Ultimamente tenho recebido vários e-mails e mensagens inbox de profissionais que estão desmotivados e, inclusive, pensando em desistir de atuar na área de estética.

Fiquei pensando por dias como eu, de alguma forma, poderia motivá-los e trazer um estímulo para que não desistam, afinal a nossa área é linda e tem muito a oferecer à todos nós.
Foi daí que surgiu a ideia de trazer várias histórias e entrevistas com profissionais que estão fazendo muito sucesso na estética, surgindo assim a série "Histórias de sucesso".

Pra poder inspirar vocês, trouxe para inaugurar essa série, uma das minhas grandes inspirações, não só como profissional, mas como pessoa também: a esteticista Flávia Medeiros, criadora da técnica Magic Touch Detox

Acompanho o trabalho da Flávia desde o final de 2014, e nesses anos pude ver sua ascensão na área.
Ela é uma pessoa muito positiva, competente, e me lembra muito Helena Rubstein, pois ela tem aquele toque glamouroso em todo tratamento que faz, devolvendo assim aquele status que a estética tinha na época de Helena, que infelizmente foi se perdendo ao longo dos anos.
Ela também é conhecida atualmente como "a esteticista das celebridades", por atender pessoas famosas e com destaque na mídia.  

Diferente do que algumas pessoas podem pensar, a ascensão dessa profissional não foi por sorte, e sim muito trabalho e dedicação. Uma história que vale a pena conhecer e tomar como inspiração! Confira abaixo a entrevista que a Flávia me concedeu: 



Quando você começou a atuar na área de estética? Conte um pouquinho sobre sua trajetória. 

Desde menina eu sonhava os sonhos que Deus já havia traçado para mim, dizia que seria uma esteticista! E aos 17 anos entrei para a estética e em estágio numa grande clínica na época (Le Ru Estética 2003). Foi lá que me tornei a esteticista prática que sou hoje, era uma equipe grande de 28 profissionais entre manhã, tarde e noite e cada uma atendia 9 pacientes por dia. Foi uma potência para a época, mas logo quebrou e fechou as várias franquias pelo Brasil. Hoje na minha clínica contratei uma velha amiga de trabalho dessa clínica, a Simone, que me viu nascer e crescer lá. 

Você teve alguma dificuldade no início da sua carreira? Como superou?

Várias dificuldades, mas como não há vitórias sem lutas é assim que vemos os grandes vencedores não é verdade?
Comigo também não foi diferente. Mas o que mais me deixava triste era a briga e o preconceito que enfrentava em ser esteticista, desde aquela época já havia essa briga brega de fisioterapeuta e esteticista e muitas vezes fui humilhada, mas como humilhados serão sempre exaltados... tiveram que me engolir muitas vezes e mostrei para muita gente que esteticista estudava e não só aplicava creminho não!
Ainda luto por essa causa e no meu método acredito que derrubei muito esse preconceito pois meu curso era formado por mais fisio que esteticista, hoje todo mundo veste a camisa, biomédicos, enfermeiros estetas, no dia que houver respeito entre as profissões seremos excelentes perante nossos pacientes, pois eles ganharam muito mais com isso... cada um se ajudando... eu creio nisso. 

Você trabalhou com atendimentos home care por muitos anos, inclusive realiza alguns até hoje. Como era a sua rotina de trabalho?

Sim, o home care eu faço desde os meus primeiros passos como esteticista aos 17 anos, antes de ir para clínica sempre atendia os meus particulares para completar a renda, mas o grande divisor de águas só veio anos mais tarde, quando tomei a decisão de ter apenas esse trabalho.
Pedi demissão de uma grande empresa de produtos de luxo (Dior, Lancôme, Sisley, La Prairie...) e comecei a atender uma paciente apenas e o valor que ela me pagava em apenas 10 sessões de drenagem já era mais que meu salário de um mês. Comecei com mais 2 e depois com mais 8 e quando vi já tinha uma cartela de 30 e poucos pacientes ativos. Chamei minha parceira Nice, para atender comigo e passávamos o dia nas ruas de São Paulo, na época 2009, não sabia dirigir e não tinha carro então era tudo em mala de viagem andando o dia inteiro na rua de um lado para outro.



Você citou que sou conhecida como a esteticista dos famosos 😄, naquela época me tornara a esteticista do Jardins... e perambulava o dia inteiro a pé, pegava chuva na cabeça. Muitas vezes não tinha onde parar porque o bairro é caro (uma padaria era só quando sobrava dinheiro) gastava muito com ônibus, pegava até 15 conduções por dia 😁, mas tudo tinha um propósito. 
Nunca me queixei, tinha a certeza dentro de mim que venceria, passava aqui na frente de onde tenho minha clínica e sonhava... "um dia terei minha própria clínica nesse bairro", e não é que Deus me ouviu? Sou uma pessoa movida pela fé, nasci em berço evangélico e cresci ouvindo que tudo era possível aquele que crê, as pessoas que estão próximas a mim acham que sou louca, que faço as coisas sem ter o pé no chão, mas todas as minhas decisões eu tenho uma bela conversa com Deus 😄, e minha amiga, ele é o melhor sócio que podemos ter! 

"Meus primeiros grandes aparelhos que comprei atendendo em casa"

Quando você decidiu montar seu primeiro espaço para atendimento? Teve alguma dificuldade?

 Meu primeiro espaço para atendimento vocês não vão acreditar... foi na minha casa!
Acabava de me separar de um namorado que morei por 5 anos e sai com as duas mãos vazias. Sem nada, só o meu trabalho e um aluguel super alto para pagar no Jardins
😁, só tinha um colchão e uma TV que ganhei de um paciente de presente na época, como Deus não deixaria faltar o pão... ele preparou o momento certo da minha técnica estourar de vez em todo Brasil. 
Todos os meus pacientes faziam Magic e isso causou um alvoroço na alta sociedade paulistana e ganhou a primeira matéria Magic Touch Detox, na revista Glamour. De esteticista do Jardins fui promovida a esteticista dos bem-nascidos de São Paulo. Foi um sucesso, mal dormia e comecei a receber pacientes de várias partes do Brasil e como atenderia elas se não fosse na minha própria casa? 😂
Como moro num estúdio e só tinha cama, deixei de montar uma casa convencional e montei um Home office, um consultório que usei até ano passado, muitos pacientes me perguntavam "Flá onde você mora?" e eu dizia: "aqui atrás desse armário" 😂. Não parecia casa... abri mão de ter um fogão, uma geladeira, sofá... só tinha minha cama para descansar no fim do longo dia entre home office e home care, e eles ficaram tão tristes quando tivemos que mudar 😂.
Depois de atender por 2 anos no meu prédio, fui multada por uma moradora, que não sei por que se sentiu incomodada. Mas foi bom, porque através disso aluguei o espaço que tenho hoje (que ficou em obra de abril 2015 até a inauguração em outubro 2015), nesse tempo tive que sair às pressas da minha casa e aluguei um espaço no salão de uma conhecida e ficamos até o dia da inauguração da minha tão sonhada clínica. Foi uma luta, mas vencida graças a Deus.



Quando você sentiu necessidade em trabalhar com uma equipe?  

As coisas foram muito bem planejadas, e mesmo no home care já tinha a Nice e depois chamei minha irmã mais velha para ser minha secretária, e a caçula paguei o curso de estética caso num futuro eu precisasse, e não é que precisei?! Hoje elas trabalham comigo. E todas as outras hoje, sendo em 10, foram vindo e construindo história comigo. Aqui não sou patroa ou a estrela, somos um céu onde todas brilham juntas, assim como o céu é infinito há espaço para todos nessa profissão.

Quanto tempo a técnica Magic Touch Detox levou para ser idealizada?

A técnica Magic Touch Detox como é conhecido o circuito que une 5 técnicas que estudamos na faculdade ou curso técnico (esfoliação, ultrassom, massagem, argila e manta térmica) todos fundamentados e com vários artigos comprovando a sua eficácia. Eu apenas juntei a ordem que cada um desses poderia potencializar, e na base cosmetológica consegui formular e fechar algo inovador. Foi uma ideia empírica, que amadureceu e com todo suporte que hoje, graças a Deus, nós temos acesso (como bioimpedância, ultrassom de imagem para mensurar camada adiposa entre outros materiais que disponho para pesquisa).
O Magic foi desenvolvido no período dos meus primeiros atendimentos a domicilio, entre 2010 a 2013 ele já estava bombando, onde saímos pela primeira vez numa publicação nacional na revista Glamour. 

Quais mudanças o Magic trouxe para sua vida?

O Magic mudou a minha vida completamente. 
Antes mesmo de ministrar cursos, quando pegava minha mala de rodinha e arrastava de porta em porta até poder comprar meu primeiro carro, aposentar minha mãe de um trabalho exaustivo de empregada doméstica, dar um lar confortável a ela e ajudar toda a minha família. Perdi meu pai muito nova, somos em 4 irmãos, não sou a mais velha, mas sempre me senti responsável por tudo em casa. A Magic proporcionou minha primeira viagem internacional, meu apartamento que ficará pronto no final desse ano...muitas bençãos. 
Os cursos são algo novo, que desde setembro de 2014 recebi as primeiras profissionais que me pediam quase que diariamente o treinamento
😄. De lá pra cá habilitei mais de 2 mil profissionais em todo Brasil e estive presente até no Japão e Inglaterra. 

Você é conhecida por muitos como a "esteticista das celebridades" por atender pacientes que são atrizes, apresentadoras, modelos, etc. Quando você começou a trabalhar com elas?

Foi algo que chegou com a cereja do bolo para a Magic, pois esse público tem acesso aos melhores tratamentos do planeta, e só fazem se gostam e veem resultados e como eu já atendia muitas pessoas bem relacionadas, já tinha total credibilidade, eles (famosos) amam a Magic.

Hoje você tem uma clínica numa região nobre de São Paulo, que tem sido referência para muitos. Analisando sua trajetória, qual foi a sensação dessa conquista?
 
Olha, eu às vezes paro me perguntando: "é minha mesmo?" 😄
Foi bem maior que um dia sonhei em ter. E tudo que fiz foi na fé, na certeza que daria certo! Sem duvidar jamais que seria capaz porque quem me prometeu isso nunca falhou em suas promessas. Creia você pode! 



Qual sua maior inspiração?

Eu sempre participei de congressos, workshops e feiras de estética, ficava sentada olhando os palestrantes e dizia: "um dia quero estar ali também". Uma esteticista que eu sempre admirei é a Maria de Fátima, há muitos anos atrás eu disse para ela: "quando crescer quero ser igual a você! 😂". Recentemente ela me ligou, quase desmaiei, me convidando para fazer meu curso no pós congresso e eu disse isso a ela.
Temos muitos bons profissionais que são exemplos, Claudia Eveline, Fábio Borges - que é um exemplo de humildade e o cara é simplesmente o melhor na dermato funcional. Internacionalmente, mas não entre nós hoje, é Helena Rubstein, me inspiro na história dela e vejo em mim um pouco de Helena. Da menina pobre que construiu tudo sozinha, sem nenhum marido para ajudar, que trouxe a família próximo a ela para confiar e ajudar no crescimento de sua empresa... me serviu de inspiração para tomar o grande passo que foi ter meu próprio caminho. 

Alguns profissionais da nossa área têm se sentido desmotivados/desacreditados.  Baseado na sua experiência pessoal, qual mensagem você deixaria para esses profissionais?

Eu me sinto hoje honrada em poder dar um pouco de esperança para essas profissionais, pois eu sou esperança, sou fé e muito amor pela nossa profissão. 
Vai existir sempre a pressão negativa para tirar nosso foco, mas tenha fé, paciência, e trabalhe mais e mais com amor. Nada me caiu do céu como muitos pensam, só não passei fome nessa profissão, mais me faltou tudo... hoje eu sei o que cada uma de vocês pode estar passando e sinto isso com vocês porque também já senti o desejo de poder dar algo de melhor para a família, de comprar um equipamento melhor para atender os pacientes fiéis, de se endividar e não conseguir arcar com os compromissos, mas digo que um passo precisa ser dado, não adianta reclamar e aguardar, tem que ter fé com ação. Faça a diferença!
Eu estou aqui, torcendo por cada uma de vocês, hoje sou eu quem estou levando o glamour da estética, pois é raro em nosso Brasil um esteticista ter tanto holofote não é mesmo? Mas eu consegui, em nome de cada uma de vocês.
Então eu desejo que todas sejam abençoadas e que façam história também. Não deixem de estudar, mas também não deixe isso se tornar algo para diminuir o outro profissional e sim tentar sempre oferecer ajuda e passar para frente o que foi aprendido. Vamos nos unir pois juntas somos mais fortes!!!
Que cada uma receba meu carinho aonde estiverem.
Tenho muito orgulho de ser ESTETICISTA
 
Beijos, 
Flávia Medeiros.



Agradeço mais uma vez a Flávia por tirar um tempinho dela para conceder essa entrevista! <3

Espero que assim como eu, vocês tenham gostado desse primeiro post da série "Histórias de sucesso".
Qual profissional inspira vocês? Deixem suas sugestões nos comentários para os próximos posts! ;)

Obrigada pela visita, voltem sempre! 

8 comentários :

  1. Preciso dizer que realmente foi de Deus eu ler essa entrevista com a Flavia hoje, apesar de também ter muita fé em Deus hoje chorei por estar muito desmotivada e cheguei a pensar que não vou conseguir, mas com certeza Deus usou a Flavia e Isis pela iniciativa de fazer a entrevista e falou profundamente em meu coração.Muito obrigada, eu desejo que Deus continue abençoando caara vez mais vcs.😘😘

    ResponderExcluir
  2. Preciso dizer que realmente foi de Deus eu ler essa entrevista com a Flavia hoje, apesar de também ter muita fé em Deus hoje chorei por estar muito desmotivada e cheguei a pensar que não vou conseguir, mas com certeza Deus usou a Flavia e Isis pela iniciativa de fazer a entrevista e falou profundamente em meu coração.Muito obrigada, eu desejo que Deus continue abençoando caara vez mais vcs.😘😘

    ResponderExcluir
  3. Essa entrevista/matéria ficou muito boa. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Flávia, obrigada pela motivação você é uma inspiração para mim, moro em Portugal, mas graças ao avanço da tecnologia tive o grande prazer de te conhecer e acompanhar. Beijos😘😘😘 Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  5. Sem palavras. Incrível e motivador. Não teve como conter as lágrimas.

    ResponderExcluir
  6. Incrível e motivador. Parabéns Flavia e Equipe...mto boa a matéria Isis. E o recado foi dado...tem espaço e oportunidades pra todos!

    ResponderExcluir
  7. Incrível e motivador. Parabéns Flavia e Equipe...mto boa a matéria Isis. E o recado foi dado...tem espaço e oportunidades pra todos!

    ResponderExcluir
  8. Amei a matéria e admiro muito a Flavia, que Deus continue sempre abençoando pois ela é merecedora de td que conquistou.Bjs

    ResponderExcluir