Reiki - origem e princípios



Meu primeiro contato com a técnica Reiki foi durante a faculdade, onde havia uma matéria que se chamava "Terapias Alternativas". Infelizmente não fui iniciada na época, porque estava fazendo estágio supervisionado e provas finais do último ano, sem qualquer condição de seguir os pré requisitos da iniciação.
Na minha clínica não aplico a técnica por não ser iniciada, mas, quando preciso, faço a auto aplicação. 

Pra quem ainda não conhece, Reiki é uma técnica para redução do estresse e relaxamento que promove a cura. É transmitido através da "imposição de mãos" e baseia-se na ideia de que uma "energia vital" invisível flui através de nós e é o que nos faz estarmos vivos. Se o nível de "energia vital" está baixo, ficamos mais propensos às doenças ou mais estressados. Se estiver alta, somos mais capazes de nos sentirmos felizes e saudáveis. 

O Reiki é de natureza espiritual, mas não religiosa, ele não tem e nem ensina nenhum dogma e seus praticantes não precisam acreditar em nada para aprender a usá-lo ou recebê-lo. Em fato, Reiki não depende de crença, fé ou religiosidade para fazer efeito. REI significa universal e KI a força da energia vital.
É uma técnica de origem japonesa descoberta por Mikao Usui (1865-1926).


 
Com relação à história pessoal de Usui, com informações desencontradas que parecem ter origem na dificuldade de se encontrar documentos que comprovem certas passagens de sua vida. Basicamente, alguns biógrafos dizem que Usui era cristão e que estudou nos Estados Unidos, enquanto outros garantem que essa parte da história não é comprovada e que, na verdade, Usui era cético com relação à doutrina cristã. Algumas pessoas entendem que os dados sobre a vida de Mikao Usui foram deliberadamente alterados para se adaptar a certos conceitos ocidentais e para facilitar a penetração do Reiki no Ocidente, especialmente no período pós-guerra, quando os japoneses ainda eram vistos com desconfiança.

Quem fizer uma pesquisa na internet e nos textos sobre a vida de Usui, vai ficar surpreendido com a quantidade de informações desencontradas. Normalmente, diz-se que ele nasceu na aldeia de Yago, na prefeitura de Gifu, Japão, em 15 de agosto de 1865. No entanto, no livro Reiki Tradicional Para o Mundo Moderno, de Amy Z. Rowland (Ed. Pensamento), uma nota diz que a inscrição no túmulo de Mikao Usui, no templo Saihoji, em Tóquio, dá a data de nascimento como 15 de agosto de 1864. Outras datas que surgem aqui e ali são as de 1909 e 1822, mas sem qualquer confirmação para tal. 
 
Baseado nisso, vou divulgar algumas informações que encontrei a respeito, mas levem em consideração que algumas podem não ser verdadeiras, ok?! 
 
Mikao Usui era um padre cristão e professor na universidade de Kioto. Seus estudos se concentravam em descobrir como Buda e Jesus conseguiam realizar seus milagres. Ele sabia que era possível curar com as mãos através da força vital que as mesmas emanavam, mas desconhecia de que modo isso funcionava.
Em vão foi à América, para a Universidade de Chicago, tentar desvendar o segredo das curas milagrosas de Cristo. Ali se tornou Doutor em Teologia.

De volta ao Japão, e mais tarde na Índia, estudou sânscrito e as antigas escritas budistas, encontrando finalmente a chave da sabedoria antiga: uma fórmula em sânscrito baseada numa série de símbolos, os quais, acionados, ativam e captam a energia vital universal.
Depois, Usui ensinou a sabedoria a vários japoneses e fundou o sistema dos Mestres do Reiki. Um Mestre de Reiki recebe uma iniciação ligada a uma transmissão de energia de um grão-mestre, e é assim qualificado para despertar energias nas outras pessoas e transmitir o "Dom da Cura".

A americana de origem japonesa - Hawayo Takata - levou o Reiki para o Ocidente nos anos 40 e , em 1983, o Reiki entrou pela primeira vez no Brasil.


NÍVEIS DO REIKI

O PRIMEIRO NÍVEL ( 1º. Grau ) é o nível principal, durante o qual você recebe REIKI para toda a vida. Você aprende, através de uma técnica específica (pela ajuda das suas mãos), a ativar a Energia Vital em si mesmo e nos outros, a fim de dissolver as causas de tensões, bloqueios e doenças. A energia despertada será absorvida onde for mais necessária naquele exato momento, por exemplo: pelo corpo, pelas emoções, pelo sentimento, pelo intelecto, pela criatividade, pela intuição.

O SEGUNDO NÍVEL ( 2o. Grau ) é o nível que tem aplicações avançadas para aqueles que desejam conhecer melhor o REIKI, pois, neste nível, o foco é a cura mental com repercussão no corpo físico e etérico, assim como a cura à distância. Aqui o Reiki trabalhará diretamente no plano causal.

O TERCEIRO NIVEL A ( 3o. Grau A ) capacita ao Reikiano o uso de uma energia especial, que leva ao auto-crescimento, auto-transformação e a ser Mestre de si mesmo. Essa graduação inclui um nível de ativação de energia de alta potência, também para balanceamento energético, cura, integração e iluminação. O 3o. Nível A é de uso pessoal, para multidões e para trabalhar o planeta. Esta graduação está delineada principalmente para aqueles que desejam se aprofundar mais na técnica da Energia Cósmica, sem terem adquirido um certificado, ou se qualificado como Mestre Reiki. O curso é completado, recebendo-se o total e original poder do Reiki do 3º. Nível B. 

O TERCEIRO NÍVEL B ( 3º. Grau B ) é o Nível de Mestre, onde você aprende a iniciar pessoas nos Níveis I, II e III ( A e B ), e a ministrar cursos de Reiki. 

PRINCÍPIOS DO REIKI:
  
Mikao Usui selecionou cinco frases de algumas linhas de ensinamentos e as colocou na prática do Reiki.

A razão disto é que Usui observou que algumas pessoas após sanarem suas doenças fisicas com tratamentos de Reiki, retornavam com outros problemas de saúde. Desta forma, percebeu que para que a cura física seja efetiva, a cura mental se faz necessária.

Os antigos praticantes de Reiki recitavam o Gokai pela manhã e à noite juntamente com os poemas do Imperador Meiji, prática esta que diferenciava os "reikianos" de praticantes de outras modalidades de cura. O Gokai recitado em japonês é extremamente importante na prática diária do Reiki, pois é um kotodama (Koto: palavra e Dama: Espirito) que promovem a saúde mental e em consequência, a saúde fisica. 

Gokai original em japonês

SHOUFUKU NO HIHOO
(o método secreto para convidar a felicidade)

Manbyo no Rei-yaku
(a medicina espiritual para todas as doenças).

Kyo dake wa
(apenas hoje)

Ikaru na 
(evite a zanga)

Shinpai suna 
(evite preocupar-se)

Kansha shite 
(seja grato)

Gyo-o hage me 
(trabalhe arduamente)

Hito ni shinsetsu ni 
(seja gentil com todos os seres)

Asa yuu gassho shite, kokoro ni nenji, kushi ni tonaeyo

(de manhã e à noite sente-se na posição Gassho e repita estas palavras em voz alta e em seu coração)

Shin shin kaizen, Usui Reiki Ryoho
(método de tratamento de Usui por meio da energia espiritual (Reiki) para o aperfeiçoamento da mente e do corpo)

Chosso Usui Mikao
(Mikao Usui, fundador)
 

 

Espero que vocês tenham gostado do material de hoje. A maioria das informações foram retiradas de diferentes sites e apostilas. Eu pretendo fazer logo em breve um curso de Reiki para fazer a iniciação, então se alguém souber de algum em São Paulo/SP, deixe sua sugestão nos comentários! 

Temos muitos reikianos por aqui? Vocês já conheciam o método? Contem pra mim! :)

Obrigada pela visita, voltem sempre!

Imagens:Reprodução.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário