Limpeza de pele e seus benefícios



Por uma questão de higiene, todo tratamento estético/cosmético facial deve ser iniciado pela limpeza de pele; porém, mais do que higiênico esse procedimento deixa a pele em condições favoráveis para receber qualquer produto cosmético: a pele limpa torna-se mais clara, macia; os poros ficam desobstruídos facilitando as trocas entre o organismo e o exterior e, consequentemente, a ação dos produtos sobre a pele é mais eficaz. 

A finalidade da limpeza de pele é remover todas as sujidades, impurezas, comedões abertos (cravos pretos), comedões fechados (cravos brancos), millium (depósito de queratina) e sebo, deixando a pele: limpa, hidratada e pronta para posteriores cuidados e tratamentos.

Para entender melhor como a limpeza de pele funciona, vou explicar na sequência seu passo a passo e importância de cada etapa do procedimento: 

HIGIENIZAÇÃO

É executada pelo esteticista antes da aplicação de qualquer tipo de tratamento. Sua ação é a remoção de células mortas da superfície da pele, remoção de maquiagem e resíduos de poeira, além de suavizar prepara a pele para receber outros produtos. O produto de limpeza deve ser aplicado em todo rosto, pescoço e colo, ser espalhado por alguns minutos e removido com algodão umedecido em água.

Higienização


TONIFICAÇÃO

Esta etapa complementa a limpeza e é executada logo após a higienização. Além de eliminar o restante de sujeira que ainda tenha ficado sobre a pele. A tonificação refresca, suaviza e normaliza o pH da pele. O tônico é aplicado com a ajuda de um algodão em toda área a ser trabalhada e não é removido da pele. O tônico tem ação, como próprio nome sugere, tonificante, consiste no enrijecimento da cútis, diminuição do tamanho do poro e reduzir tendência a oleosidade. 

ESFOLIAÇÃO/PEELING

Tem função de retirar parte da queratina e assim conseguir melhor penetração das substâncias a serem utilizadas durante o tratamento, pois com a esfoliação a pele se torna mais fina e macia. Podendo também remover alguns comedões (cravos), tornando indispensável para as peles oleosas, seborreicas ou com acne, já que são muito queratinizadas. 
É aplicado uma pequena quantidade do produto nas mãos e espalhado por toda a pele, friccionando com o rosto previamente úmido, realizando movimentos circulares e posteriormente retirado com gazes e algodão umedecidos em água.
  A esfoliação ou peeling é uma abrasão da pele. A palavra peeling origina-se do verbo inglês to peel significando pelar, descamar, esfolar, desprender. Visa a renovação da pele a partir da descamação das camadas mais superficiais (epiderme), melhorando a textura da pele e seu contorno. A esfoliação pode ser feita com:

- Esfoliante químicos:
  • São queratolíticos como o ácido salicílico, ácido retinoico, ácido glicólico, ácido tricloroacético, resorcina, fenol;
  • Rompem a estrutura interna das células mortas com a aplicação tópica do produto;
  • Indicação: tratamento de manchas, acne e envelhecimento cutâneo.
- Esfoliantes mecânicos:
  • São os que possuem grânulos abrasivos: microesferas de polietileno, óxido de alumínio, fragmentos de sementes de frutas (ex.: apricot) e grânulos de Bórax.
- Esfoliantes físicos:

Microdermoabrasão: 
  • Peeling de cristal: jato de microcristais de óxido de alumínio em alta pressão, bombardeando a pele ao mesmo tempo em que aspira os cristais;
  • Peeling de diamante: é utilizada uma caneta com ponta diamantada, com textura semelhante à uma lixa (variando seu poder de abrasão de acordo com a ponteira utilizada, pressão exercida pelo profissional e tipo de pele trabalhada), que é acoplada à um equipamento de endermologia à vácuo, aspirando todo o material que se desprende da pele através da fricção exercida pela caneta, como células mortas e outras impurezas. 
Esfoliação


DESINCRUSTE

Sua finalidade é liberar o excesso de sebo e impurezas da pele. Esta etapa é fundamental em peles oleosas e seborreicas. O desincruste realiza a transformação do sebo em sabão. Para acontecer o desincruste o aparelho deve estar sempre na polaridade positiva e a solução desincruste deve ser negativa. 

Desincruste

EMOLIÊNCIA

Facilita a extração, dilatando os poros e amolecendo os comedões (cravos). Esta etapa pode ser feita com: creme emoliente, vapor de ozônio, máscara térmica, compressas de algodão com loção amolecedora de comedões. 

Vapor de ozônio

EXTRAÇÃO

Pode ser executada com a ponta dos dedos envolvidos em algodão com loção antisséptica, lenço de papel, caneta extratora ou aparelho à vácuo. Nessa etapa é indispensável o uso de luvas descartáveis.

Extração

ASSEPSIA

É fundamental para desinfetar a área que foi realizada a extração. Para, dessa forma, prevenir qualquer tipo de infecção ou inflamação.

ALTA FREQUÊNCIA

Deve ser realizado logo após a assepsia  durante a limpeza de pele. As faíscas do eletrodo contraem os poros, além de ter ações bactericidas, fungicidas, cicatrizantes e a hiperemia deixada na pele após a extração dos comedões. 


Alta frequência
MÁSCARA FACIAL

Tem função de complementar a limpeza de pele. Deve ser utilizada de acordo com o tipo de pele, pois existem vários tipos de máscaras com funções específicas para cada tipo de pele e suas necessidades.

Máscara facial
HIDRATAÇÃO

Sob a forma de creme ou gel, o hidratante forma uma película protetora, controlando a umidade da pele proporcionando uma superfície macia e delicada. O hidratante é um agente elaborado para tornar o estrato córneo mais suave e mais elástico por aumento da sua hidratação. 

NUTRIÇÃO 

Reforça os benefícios da hidratação, buscando compensar as perdas cutâneas, combinando substâncias indispensáveis à pele. A partir de uma determinada idade (normalmente após os 25 anos), o processo de renovação e alimentação celular entra em declínio gradativo e constante. Por isso, há necessidade de uma compensação da insuficiência dos nutrientes naturais da pele, evitando-se, dessa forma, o aparecimento de rugas e linhas de expressão. 

IONIZAÇÃO

Tem função de fazer penetrar o produto cosmético na pele. Esta etapa é realizada com um aparelho de corrente elétrica polarizada, sendo utilizado de acordo com a polaridade indicada na embalagem de cada cosmético ionizável.

Ionização

MASSAGEM FACIAL

Provoca relaxamento muscular, alivia as tensões e ajuda na penetração dos cosméticos. Deve-se massagear de acordo com o tipo de pele (peles oleosas por exemplo não podem ser massageadas por muito tempo por estimular as glândulas sebáceas) e escolher sempre um creme adequado para a massagem facial. 

Massagem Facial

PROTEÇÃO SOLAR

Para finalizar a limpeza de pele é indispensável a aplicação do protetor solar, para a proteção contra raios UVA e UVB. Sua formulação deve ser compatível com o tipo de pele trabalhada.

DURAÇÃO DA SESSÃO

Uma sessão de limpeza de pele dura geralmente de 1 a 2 horas de duração. O tempo da sessão irá depender do protocolo abordado pelo profissional que está realizando o procedimento e o tipo de pele a ser trabalhada.

RESULTADO

Ao final da sessão podemos notar uma pele limpa, sem comedões, textura macia e suave ao toque, iluminada e com aparência saudável.
Logicamente que algumas peles necessitam mais do que 1 sessão para chegar à esse resultado, dependendo da quantidade de comedões, pústulas, grau da acne, tipo de pele e produção de sebo. 

Antes e depois da limpeza de pele


INDICAÇÃO

A limpeza de pele é indicada para todos os tipos de pele e deve ser realizada 1x por mês. Já no caso de peles acneicas que precisam de um tratamento mais profundo pode ser realizado 1x por semana ou a cada 15 dias, dependendo, é claro, do caso e indicação do profissional.

CONTRAINDICAÇÃO

Pessoas que tenham pele sensível/reativa aos componentes utilizados no tratamento ou que possua um caso de acne grau IV ou acne com lesões profundas - o ideal nesse caso é que o paciente tenha acompanhamento de um médico dermatologista. 

Num próximo post vou abordar os tipos e graus da acne, tipos de pele e sua conduta de tratamento. 
E pra quem ainda não viu, postei recentemente uma matéria sobre sistema tegumentar (pele) e seus anexos, que pode ser muito útil nos estudos! Para conferir, clique aqui!

Caso tenha ficado alguma dúvida, me coloco à disposição para saná-la, basta deixar sua pergunta na caixa de comentários desse post.

Espero que tenha gostado desse material!
Obrigada pela visita, volte sempre! :) 
Imagens: Reprodução.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário