Me formei em estética, e agora?


Imagem: reprodução.

Um dos questionamentos que mais recebo  é esse: "me formei em estética, e agora? Trabalho como funcionário ou como autônomo? "

A resposta é muito simples: depende de você ! A melhor opção é a que satisfaz o interessado.

Não, não é brincadeira. Decidir isso vai depender de vários fatores que vou expor a você como alguns questionamentos:

1- Como recém formado, você se sente seguro em realizar todos os procedimentos que aprendeu sem receios?
 
Caso a resposta seja negativa o ideal seria optar por cursos específicos para um maior aperfeiçoamento. Ser esteticista é isso mesmo, um constante aprendizado e não é vergonha alguma admitir ter dúvida ou receio de algo, o que não pode é deixar de pesquisar/estudar/sanar a dúvida.
Se a resposta for positiva, pode trabalhar com ambas as opções.

2- Você tem capital (ou meios de conseguir um ) para investir em materiais e equipamentos?
 
Se a resposta for negativa, talvez o ideal seja trabalhar por um tempo como funcionária para guardar um dinheiro para montar seu capital, ou ir comprando os materiais/equipamentos aos poucos.
Se a resposta for positiva, vá em frente! Acredite no seu trabalho e de que você é capaz! Pesquise muito antes de comprar qualquer coisa, pesquise o mercado onde vai atuar (discutiremos isso num post futuro, pois essa pesquisa é bem específica, ok?). Procure o SEBRAE da sua região para obter um auxilio. 

3- Qual sua disponibilidade de horário?
 
Se você não tem uma disponibilidade integral de tempo, como por exemplo: na parte da manhã tem afazeres, como cuidar da sua família, talvez trabalhar como autônomo te dê um horário de trabalho mais flexível, afinal, você faz seu horário.
Porém, algumas empresas contratam esteticistas em período integral e outras meio período. Se seu horário for flexível, ok. Caso não seja, é interessante procurar um contrato no período que você tem disponível. 

4- Qual sua pretensão salarial?
 
Essa é uma área meio relativa, vou me basear em minha experiência pessoal e relato de colegas esteticistas: trabalhar como autônomo gera maior renda.
Dificilmente encontramos empresas que fornecem uma remuneração superior ao que poderíamos receber trabalhando sozinho.
Mas isso também não quer dizer que, apenas abrindo um estabelecimento, vamos ganhar o que pretendemos. Isso vai depender de trabalho bem feito, empenho e muitos outros fatores. 

5- Você procura rápida estabilidade?
 
Trabalhando como funcionário você pode ou não receber vários benefícios: férias, 13º, vale transporte, além de uma valor de salário fixo (algumas empresas oferecem esses benefícios, mas não são todas).
No início, trabalhar como autônomo pode ser muito instável. Alguns meses você recebe mais, outros recebe menos. Férias só são tiradas se vocês fizer um bom planejamento, e benefícios como previdência social só são disponibilizadas se você estiver em dia com o pagamento do DAS ( Documento de Arrecadação Simples ).
 
6- Você é disciplinado/organizado? 
 
Ambas opções necessitam de disciplina e organização. Como funcionário você deve ter a disciplina do horário de chegada/saída, tempo de atendimento exato, e a organização tanto do local onde trabalha, como a financeira para fazer o uso consciente do seu salário.
Como autônoma(o) você deve ter a disciplina de horários, com a limpeza/organização do seu espaço, organização das contas e documentos da empresa e a organização financeira dobrada!

7- Você depende de localização? 
 
Muitas vezes não conseguimos uma oferta de emprego próxima de onde moramos, e se você não pode se deslocar por longas distâncias, pode ser que a flexibilidade de trabalhar por conta própria, mais próximo de casa, seja o ideal.

8- Você é uma pessoa econômica?
 
Todos nós deveríamos ser econômicos. Financeiramente falando, isso é uma virtude. Uma virtude que, para ser seu próprio chefe, é essencial!
Pela instabilidade financeira que a categoria autônomo oferece, temos sempre que nos resguardar de alguma maneira. Não sair gastando mais do que se deve, não entrar em dívidas e compras parceladas por longo período. Todo gasto deve ser planejado e muito bem calculado, para não ter imprevistos.
Já como empregado o valor do salário no final do mês é fixo, o que não traz surpresas com as faturas de cartão, contas e compras ( a não ser que você seja um comprador compulsivo, é claro ). O salário dá essa segurança e poder de compra, dependendo de um planejamento mais simples e menos dispendioso. 

9- Você tem perfil carismático e criativo?
 
Como empregado o carisma é muito importante, desde a contratação, até na hora dos atendimentos para cativar os pacientes. Isso muitas vezes pode garantir melhor desempenho na empresa .
Como autônomo você depende mais do carisma, pois através dele você vai cativar seus pacientes, vai vender seu trabalho/produtos home care. A criatividade é necessária para saber lidar com adversidades que surgem no dia a dia, para trabalhar o marketing do seu empreendimento e trazer novas propostas de procedimentos e inovações para seu espaço.

10- Qual das opções você se desenvolveria melhor como profissional?
 
Pense primeiro em todos os questionamentos que apresentei aqui. Pois bem, agora,  analise o seu perfil pessoal e profissional. Em qual dessas opções você acredita que conseguiria desenvolver seu lado profissional melhor? Suas características pessoais se encaixam em qual delas?

Devemos lembrar sempre que nada precisa ser eterno. As circunstâncias mudam muito. Hoje você pode ter condições e o perfil de ser o empregado, amanhã o de autônomo, e vice e versa. Se seu perfil vai de encontro com o de funcionário mas a sua vontade é de ser autônomo, siga primeiro suas condições. Não adianta tentar antecipar as coisas e se comprometer financeiramente, por exemplo.

Se seu perfil é de autônomo, mas você quer trabalhar como funcionário, nada te impede, contanto que você consiga desenvolver seu profissional e alcançar sua realização. 

Escolher a melhor opção para se trabalhar não é focar apenas no dinheiro, mas também na sua felicidade. Você seria feliz realizando sua profissão em quais circunstâncias? 

Você quer? Então você pode ! Basta acreditar e trabalhar nisso !

Espero que eu tenha ajudado de alguma forma com esse texto! :)
Obrigada pela visita, volte sempre!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário