Peeling Ultrassônico









De acordo com Borges (2006), o peeling ultrassônico ou micro vibração de alta frequência consiste em uma técnica que se baseia na utilização de uma vibração mecânica de pequena amplitude e alta frequência, aplicada sobre a superfície da pele mediante uma espátula metálica. 

Sua principal ação consiste na eliminação de células mortas da superfície cutânea mediante um sistema de vibração mecânica de uma espátula quando esta entra em contato diretamente com a superfície da pele a uma elevada frequência. 

A espátula que se utiliza não é plana, pois apresenta um ângulo aberto no centro, a fim de criar duas áreas de aplicação ao inverter sua posição, uma pela ponta e outra pela parte plana. 

Com esta estrutura a espátula, através da aplicação pelas duas partes, consegue prover dois efeitos básicos diferentes: 

1 – Aplicando a ponta da espátula: o movimento vibratório ocorre de tal maneira que, ao tocar a ponta da espátula na pele, as partículas semidesprendidas da superfície cutânea são retiradas, eliminando, desta forma, as células mortas da pele. 

2 – Aplicando a parte plana da espátula: ao inverter a posição, a parte plana da espátula realiza micro vibração na pele, proporcionando uma micro massagem cutânea. Esta forma de aplicação se realiza geralmente após a técnica anterior. Se for usado com cosmético de bom fator de penetração, a absorção por parte da pele pode ser favorecida. 



Efeitos Fisiológicos 

Ao eliminar as células mortas, estimula-se a renovação do tecido cutâneo. Este método esfoliante, de natureza fundamentalmente mecânica, é menos agressivo para a pele que outros de tipo químico, à base de cosméticos específicos. 

Mediante a eliminação das células mortas da superfície da pele, conseguem-se efeitos revitalizantes aos quais se acrescentam a melhora nos processos de hidratação e oxigenação da pele. 

A micro vibração proporciona uma micro massagem cutânea, pode elevar ligeiramente a temperatura, na qual são atingidos efeitos sedantes das terminações nervosas e melhora da circulação sanguínea periférica. 

Indicações 

• Peles desvitalizadas, hiperqueratinizadas e seborreicas e para realização de limpezas profundas da pele onde está contraindicado o uso de produtos químicos esfoliantes. 

• Pode ser utilizado sobre toda a área do rosto, nos tratamentos faciais e em zonas hiperqueratinizadas do resto do corpo. 

Técnica de Aplicação 

A aplicação deve ser feita com a borda ou pela parte plana da espátula, porém, o mais efetivo é a combinação de ambas as técnicas, além da inclusão de outros tratamentos estéticos. 

Antes do tratamento, deve-se realizar uma limpeza da superfície da pele com sabonete líquido ou emulsão de limpeza.

Em seguida, pode-se aplicar um produto emoliente quando o objetivo for preparar a pele para a retirada de incrustados mais difíceis. 

Deve-se pulverizar sobre a superfície da pele uma solução para deslizar o aplicador, um tônico, gel neutro, ou apenas água e em seguida aplicar a vibração mecânica através da ponta da espátula. O líquido será vaporizado pela vibração da espátula, ocorrendo a retirada da sujeira acumulada na pele.

Quando a pele estiver seca, é necessário voltar a pulverizar a substância líquida novamente. Para esta aplicação, devemos colocar a espátula com a espátula para baixo, formando um ângulo de 45°, aproximadamente, com a superfície da pele. Esse seria um procedimento de limpeza. 

Pode-se aplicar em seguida um cosmético de efeitos nutritivos e revitalizantes sobre a superfície da pele. Neste caso, deve-se inverter a espátula, procedendo a aplicação com sua parte plana. Este será o procedimento de regeneração ou finalização terapêutico.

Limpeza do aparelho:

A parte metálica da espátula deve ser higienizada ao final de cada aplicação, com álcool 70°, e a espátula em si apenas com um pano seco e macio.

Associações

O Peeling Ultrassônico pode ser associado em qualquer tratamento que exija esfoliação e diminuição de sebo da pele. Indico ser utilizado antes da limpeza de pele, sendo aplicado após a higienização (lembrando que se utilizar o peeling, não deve ser aplicado nenhum tipo de esfoliante antes ou depois) e pode ser aplicado também após a emoliência da pele, pois o peeling auxilia na extração de comedões menores. Ao final da sessão de limpeza, pode ser aplicado para auxiliar na penetração de sérum e cremes hidratantes.

É interessante associar este equipamento ao protocolo de rejuvenescimento e de revitalização facial também. 

Contraindicações 

• Feridas e lesões da pele, pois elas podem se agravar; 

• Varizes, varicosidades, linfangites e telangiectasias, pois pode haver aumento do quadro patológico nos vasos; 

• Inflamações agudas, pela hipersensibilidade apresentada pela paciente; 

• Tromboses e tromboflebites, pela possibilidade de haver deslocamentos do trombo, proporcionados pela vibração mecânica da espátula.


Peeling Ultrassônico Portátil



O peeling ultrassônico portátil é indicado para profissionais que trabalham com home care - que estão em constante deslocamento - e para aqueles que pretendem gastar menos, já que este aparelho é de baixo custo (comparado com outros).

O aparelho acompanha manual e cabo de energia, mas o mesmo não é recarregável, funciona ligado a energia.

Especificações: 
Material: ABS
Cor: branco
Frequência de saída: 7 W.
Tensão de saída: DC 15 V.
Fonte de alimentação: 110-220 V DC Power
Dimensão: 19x6x3 cm
Comprimento do cabo: aprox. 1,7 m.


Fiz um vídeo mostrando um pouco deste aparelho e como funciona. Confiram:





Vou indicar alguns links onde vocês podem encontrá-lo, mas vale lembrar que não tenho parceria/vínculo com nenhuma loja/empresa citada e também não sei sua procedência ok? É apenas para facilitar a pesquisa :) 

Aliexpress - loja internacional, a entrega pode demorar aproximadamente 60 dias ou mais.

Ebay - loja internacional, a entrega pode demorar aproximadamente 60 dias ou mais.

Mercado Livre - loja nacional a pronta entrega.

Estética Saúde - loja nacional a pronta entrega.

Agora, para quem pretende investir mais e em um equipamento melhor, a IBRAMED tem o Sonopeel: 


Sonopeel - IBRAMED


O Sonopeel é um equipamento para limpeza da pele, remoção de impurezas e células mortas através do peeling ultrassônico. Possibilita a aplicação simultânea de terapia combinada, ou seja, a emissão do ultrassom juntamente com a estimulação elétrica que pode ser microcorrente ou microgalvânica para favorecer a renovação e o reequilíbrio da pele ou permear ativos ionizados.

Modos de operação

Modo peeling por ultrassom com emissão contínuo ou pulsado 50% com a ponta da espátula.
Modo ultrassom com emissão contínuo ou pulsado 50%. Sonoforese com o dorso da espátula.
Terapia combinada ultrassom de baixa frequência + eletroestimulação, com o dorso da espátula: ultrassom + microcorrente (MENS) e Ultrassom + microgalvânica (GMES – polaridade positiva ou negativa).
Terapia Isolada – somente eletroestimulação com o dorso da espátula: eletroestimulação somente por microcorrente (MENS) e eletroestimulação somente por microgalvânica (GMES – polaridade positiva ou negativa).

Espátula ultrassônica

A parte metálica da espátula ultrassônica SONOPEEL atua também como um eletrodo, isso é permite a passagem de correntes produzidas pelo gerador do equipamento (microcorrente MENS e mi-crogalvânica GMES) e pode atuar como TERAPIA COMBINADA com emissão simultânea de ultrassom de baixa frequência + MENS ou emissão simultânea de ultrassom de baixa frequência + GMES (polaridade negativa ou polaridade positiva) ou ainda pode atuar como TERAPIA ISOLADA emitindo somente MENS ou somente GMES, e neste caso, basta não aumentar a intensidade do ultrassom. O equipamento deve ser usado somente sob prescrição e supervisão de um profissional licenciado.

Vantagens do Peeling Ultrassônico



  • Indolor e limpa rapidamente a pele.
  • Pode ser realizado com segurança sobre a pele sensível e de rica vascularização.
  • Emulsiona e remove o sebo da pele e é eficaz no tratamento da acne.
  • Auxilia no tratamento de manchas de hiperpigmentação.
  • Prepara a pele para procedimentos estéticos.
  • Aumenta a capacidade de absorção da pele.
  • Refresca, renova e regenera a pele de forma notável.
  • Oxigena e hidrata profundamente a pele.
  • Ótimos resultados são obtidos quando seguidos de terapia combinada: ultrassom + MENS ou ultrassom + GMES.
  • Baixo custo operacional.
  • Pode ser aplicado em todos os tipos de pele inclusive as mais delicadas.
Efeitos Esperados
  • Remoção de impurezas e células mortas.
  • Aumenta a permeabilidade das membranas celulares, permitindo a absorção de substâncias terapêuticas.
  • Ativa a microcirculação.
  • Favorece e drenagem e a desintoxicação tecidual.
  • Melhora do tônus cutâneo.
  • Visível melhora da eficácia dos procedimentos cosméticos.
  • Fortalece os vasos sanguíneos e estimula a regeneração do tecido e acelerando o processo de normalização de cicatrizes.
  • Elimina rugas finas e previne sua formação.
  • Clareia olheiras, melhorando a oferta de sangue e circulação da linfa.
  • Amacia e hidrata a pele.
  • Clareamento progressivo de manchas de pele.
  • Auxilia nos procedimentos anticelulite, aplicado antes, favorece a penetração de ativos.
  • Efeito anti-inflamatório e antiedematoso.
  • Analgesia e relaxamento muscular.
Características Técnicas
Bivolt 127 e 220 volts | 50/60 Hertz.
Dimensões: 265 X 275 X 115 (L x P x A mm).
Peso aproximado sem acessórios: 1 quilo.

Vou indicar alguns links onde vocês podem encontrá-lo, mas vale lembrar que não tenho parceria/vínculo com nenhuma loja/empresa citada e também não sei sua procedência ok? É apenas para facilitar a pesquisa.




Agora fica a critério de vocês qual escolher. Eu preferi o portátil por facilitar o transporte e pelo financeiro também, mas futuramente pretendo adquirir o Sonopeel. 

Espero que esse material tenha sido esclarecedor e que vocês possam acrescentá-lo em seus procedimentos.

Muito obrigada pela visita, voltem sempre ! :) 

5 comentários :

  1. Gostei muito de sua pagina, parabéns pela dedicação com os demais profissionais, sucesso sempre, bjs

    ResponderExcluir
  2. Achei ótima sua apresentação muito esclarecedor... Pretendo comprar um pra mim e estou pesquisando... Gostei da dica... Obg

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito dos seus esclarecimentos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo artigo!
    Quero saber se o portátil é eficaz quanto ao da Ibramed.
    Aguardo. Obrigada!
    Silvia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvia, tudo bem? Não, ele tem uma potencia bem reduzida em comparação ao da ibramed. Beijo !

      Excluir