Gessoterapia/Bandagem Gessada




A gessoterapia é de longe uma novidade na área de estética. 
A utilização das ataduras gessadas em tratamentos estéticos veio dos resultados observados em tratamentos ortopédicos, onde os pacientes, após o uso de gesso para imobilização, apresentavam perda de medidas nas áreas tratadas.

No início da utilização da técnica, profissionais adotaram as mesmas ataduras gessadas da ortopedia. Com o tempo foram surgindo no mercado, ataduras enriquecidas com ativos -  como cafeína, mentol, ginkgo biloba, centella asiática, extrato de hera, castanha da índia, entre outros - para melhores resultados.  Algumas empresas disponibilizam o gesso em pó, o que facilita a aplicação em procedimentos faciais.

A atadura gessada é usada para oclusão de cosméticos, aumento/diminuição de temperatura local (dependendo dos seus princípios ativos e cosméticos utilizados anteriormente) e remodelagem, podendo ser associado após a realização de outras técnicas como: drenagem linfática, massagem modeladora e eletroterapia.

Algumas empresas sugerem a aplicação no paciente por apenas 50 minutos, mas para uma maior redução de medidas é recomendado a utilização dessa bandagem de 3 a 6 horas (não é aconselhável ultrapassar esse tempo e muito menos dormir com a atadura).

O resultado após a retirada da bandagem gessada é uma redução de medidas e melhora do aspecto da pele. Logicamente que, como todo procedimento estético, é necessário a prática de atividade física e bons hábitos alimentares para manutenção de seus resultados.

A gessoterapia pode ser aplicada no máximo 3 vezes na semana e ataduras gessadas contendo cânfora/mentol não podem ser abafadas após sua aplicação. 
Para retirar as faixas basta cortar com tesoura, para não ocorrer nenhum acidente prefira tesoura sem ponta e utilize a mão para separar o gesso da pele do paciente antes de cortar. Não tente desenrolar as faixas, é trabalhoso e faz muita sujeira.



Várias empresas trabalham com atadura gessada (ao final deste post citarei algumas), a que eu tenho encontrado com mais facilidade e possui diversos princípios ativos é a Estata. Confiram abaixo alguns gessos redutores corporais e faciais, suas indicações e princípios ativos:


GESSO REDUTOR ABACAXI - CORPORAL
Contém alta concentração de enzimas proteolíticas, potássio, magnésio, cálcio, vitamina A, B e C. Promove ação adstringente, anti-inflamatória, anti-séptica, regenerador celular e estimulante linfático.

Indicação: tecido adiposo resistente, flacidez e celulite acentuada.

Princípios ativos: extrato glicólico de abacaxi, centella asiática, cavalinha, castanha da índia, alecrim, ginkgo biloba e kiwi.

GESSO REDUTOR ACEROLA E ENZIMAS - CORPORAL
A acerola é conhecida como uma das maiores fontes de vitamina C. A sua ação antioxidante neutraliza o efeito dos radicais livres, regenerando as células e estimulando a produção de colágeno.

Indicação: celulite acentuada, flacidez e gordura localizada.

Princípios ativos: acerola, kiwi, papaia, colágeno, alecrim, cavalinha, castanha da índia e algas marinhas.

GESSO REDUTOR ARGILA VERDE - CORPORAL
A argila verde proporciona drenagem natural das toxinas do organismo, permitindo que as células se restabeleçam, regularizando suas funções.
Cede aos tecidos o seu conteúdo rico em sais minerais, compensando as perdas de água e outras substâncias que são eliminadas através da pele.

Indicação: flacidez acentuada, celulite e gordura localizada.

Princípios ativos: argila verde, centella asiática, algas marinhas, colágeno, castanha da índia, cavalinha, ginkgo biloba e aveia.

GESSO REDUTOR ARGILA VERDE E MENTA - CORPORAL
A cânfora e o mentol promovem um resfriamento local, aumentando o fluxo sanguíneo, descongestionando os tecidos e diminuindo a retenção de líquidos.

Indicação: flacidez acentuada, celulite e gordura localizada.

Princípios ativos: argila verde, cânfora, mentol, elastina, colágeno, centella asiática, uréia, algas marinhas, ginkgo biloba e arnica.

GESSO REDUTOR DE CAFÉ - CORPORAL
A cafeína é rica em xantinas, ativo que promove ação lipolítica. Controla os níveis da ação dos radicais livres nas áreas acometidas pela celulite, reduzindo seu processo inflamatório e desintoxicando.

Indicação: gordura localizada resistente, celulite e flacidez.

Princípios ativos: cafeína, colágeno, cavalinha, castanha da índia, centella asiática, hera, ginkgo biloba e algas marinhas.

GESSO REDUTOR DE ELASTINA - CORPORAL
A elastina faz parte da rede cutânea junto com o colágeno, cuja função é nutrir e manter o tecido. Favorece a umectação da pele, aumentando sua elasticidade e a retenção de água.

Indicação: flacidez acentuada, celulite e gordura localizada.

Princípios ativos: elastina, colágeno, centella asiática, algas marinhas, alecrim, castanha da índia, cavalinha e jojoba.

GESSO REDUTOR FRUTAS VERMELHAS - CORPORAL
As frutas vermelhas são ricas em vitamina C, flavonoides e licopeno, que protegem a pele contra os radicais livres por sua ação antioxidante, o que previne a celulite e auxilia no tratamento da flacidez.

Indicação: celulite acentuada, flacidez e gordura localizada.

Princípios ativos: romã, morango, framboesa, mirtilo, goiaba, amora, pitanga, centella asiática, cavalinha, castanha da índia, alecrim, ginkgo biloba e kiwi.

GESSO REDUTOR DE LAMA NEGRA - CORPORAL
A lama negra é um produto natural que atua na diminuição de edema, ativa a circulação sanguínea e nutre as células através de sua composição rica em sais minerais e oligoelementos.

Indicação: gordura localizada resistente, celulite e flacidez.

Princípios ativos: lama negra, hera, colágeno, alecrim, ginkgo biloba, cavalinha, elastina e aveia.

GESSO REDUTOR ÓLEO SEMENTE DE UVA - CORPORAL
O óleo de semente de uva é utilizado na prevenção de estrias devido sua elevada concentração de vitamina E. Possui propriedades nutritivas, anti-inflamatória, emoliente e antioxidante.

Indicação: tratamento de estrias, flacidez, celulite e gordura localizada.

Princípios ativos: óleo de semente de uva, colágeno, cavalinha, castanha da índia, ginkgo biloba, centella asiática e algas marinhas.

GESSO REDUTOR ÓLEO DE COCO - CORPORAL
O óleo de coco é rico em ácido fenólico, ácido caprílico e ácido láurico. Tem ação antioxidante. Reduz a gordura localizada, celulite e melhora a elasticidade da pele, agindo na prevenção de estrias.

Indicação: gordura localizada, celulite e estrias.

Princípios ativos: óleo de coco, colágeno, alecrim, cavalinha, ginkgo biloba, algas marinhas e centella asiática.

MÁSCARA DE GESSO ACEROLA, PAPAIA E COLÁGENO - FACIAL
Acerola, rica em vitamina C, tem a função de regenerar as células. Sua ação antioxidante estimula a síntese de colágeno, fator importante para que a pele tenha um aspecto mais jovem e tenaz.
O colágeno é um dos maiores responsáveis pela sustentação da pele, auxilia no tratamento de flacidez.
Papaia promove nutrição, hidratação dos tecidos e acelera a regeneração da pele, eliminando as células mortas.

Indicação: todos os tipos de pele.

Princípios ativos: acerola, papaia, colágeno, açaí, elastina, aveia, jojoba e alecrim.

MÁSCARA DE GESSO CALÊNDULA - FACIAL
A calêndula é rica em flavonoides, saponosídeos e polissacarídeos que tem a função emoliente, calmante, regeneradora, tonificante e remineralizante.

Indicação: pele irritada e sensível.

Princípios ativos: calêndula, colágeno, aveia, alfazema, babaçu, chá verde, cenoura, castanha do pará, camomila e confrei.

MÁSCARA DE GESSO FRUTAS VERMELHAS - FACIAL
As frutas vermelhas são excelentes fontes de vitamina A, B e C, sais minerais, licopeno, bioflavonoides e betacaroteno. Possui ação antioxidante, anti-inflamatória, emoliente, melhora a circulação sanguíneo e a nutrição celular.

Indicação: Pele com manchas, acne e para prevenção de envelhecimento.

Princípios ativos: amora, cereja, melancia, aveia, manteiga de karité, algas marinhas, argila rosa e alecrim.

MÁSCARA DE GESSO LAMA NEGRA - FACIAL
A lama negra contém alta concentração de sais minerais, responsáveis pela revitalização, hidratação e elasticidade da pele. Remove as células, absorve impurezas devido a sua ação fungicida e bactericida.

Indicação: Hipercromia, acne, flacidez e linhas de expressão.

Princípios ativos: lama negra, aveia, colágeno, gérmen de trigo, elastina, algas marinhas e alecrim.

MÁSCARA DE GESSO ÓLEO DE GIRASSOL - FACIAL
O óleo de girassol, rico em vitamina F, tem ação emoliente, cicatrizante e tônica.

Indicação: pele seca e desnutrida.

Princípios ativos: óleo de girassol, óleo de apricot, kiwi, pepino, gérmen de trigo e colágeno.

MÁSCARA DE GESSO ÓLEO DE UVA - FACIAL
O óleo de semente de uva, rico em flavonoides, revitaliza a pele.

Indicação: Pele desvitalizada e prevenção do envelhecimento.

Princípios ativos: óleo de semente de uva, própolis, algas marinhas, colágeno, aveia, gérmen de trigo e alecrim.

MÁSCARA DE GESSO PRÓPOLIS E CAULIM - FACIAL
Própolis tem ação antisséptica, bactericida, secativa e anti-inflamatória.
Argila branca ou caulim, é um silicato de alumínio puro, rica em sais minerais. Estimula a micro circulação cutânea, elimina toxinas e regula a produção sebácea. Seus principais benefícios são: clareamento, absorção de oleosidade sem desidratar, suaviza a pele e auxilia na cicatrização.

Indicação: pele oleosa e acneica.

Princípios ativos: Argila branca, própolis, pepino, arnica, melissa, camomila, ginseng e jojoba.

MÁSCARA DE GESSO ÓLEO DE COCO - FACIAL
O óleo de coco, é rico em ácido fenólico (combate o envelhecimento) e ácido láurico, rico em vitamina E. É emoliente, hidratante, melhora a elasticidade cutânea e previne rugas, deixando a pele com aspecto mais jovem e sadio.

Indicação: Pele desvitalizada e prevenção de envelhecimento/rugas. 

Princípios ativos: óleo de coco, própolis, colágeno, aveia, gérmen de trigo e jojoba. 

Técnica de aplicação: 







Resultados

Imagem: Reprodução.


Imagem: Reprodução.


Imagem: Reprodução.

Onde encontrar

Abaixo uma lista de empresas que comercializam o gesso e ataduras gessadas para fins estéticos:

Paiquirê -  Atadura gessada corporal, gesso lipolítico em pó e gesso para papada.

Estata - Atadura gessada corporal e facial.

Phytotratha - Atadura gessada corporal.

BioC - Atadura gessada corporal.

Buona Vita - Atadura gessada corporal.

Espero que este post tenha contribuído com o estudo de vocês. Qualquer dúvida me coloco a disposição, é só deixar um comentário que respondo.

Obrigada pela visita, voltem sempre! :) 

5 comentários :

  1. Adorei o post! Super ajudou! Parabéns! :)

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do post, me diz uma coisa, eu comprei aquela bandagem gessada de algas marinhas da bioC, é boa? Sabe me dizer para que serve?

    ResponderExcluir
  3. Oii, gostei muito do post tbm, é boa a bandagem gessada de algas marinhas ou ginko biloba? preciso utilizar mais produtos abaixo do gesso? Eu uso o termogenico só, pois faço a massagem modeladora antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaque ! Fico feliz que tenha gostado ! Nunca utilizei as bandagens da bioC, então não posso dizer se são boas ou não. Tanto algas marinhas como ginkgo biloba são excelentes ativos para tratar gordura localizada e celulite, mas eu particularmente gosto mais de algas marinhas. Eu aplico o fluido hiperêmico antes da massagem modeladora, utilizo cremes com ativos drenantes e finalizo com o gesso. Não há necessidade de aplicar nada mais antes do gesso :) Espero ter ajudado, qualquer outra dúvida estou a disposição ! :D Beijos !

      Excluir
  4. Olá, eu comprei o gel redutor da bio solft com principios ativos Mentol, Algas marinhas e Canfôra, comprei antes de conhecer a gessoterapia, gostatia de saber se ele pode ser usado durante o processo de bandagem gessada?

    ResponderExcluir